Fundamentos da Biblioteconomia - causados por Gutemberg: a explosão da informação nos primórdios da Europa moderna” de Peter Burke, 2002

859 palavras 4 páginas
Fundamentos da Biblioteconomia
Resumo do texto “Problemas causados por Gutemberg: a explosão da informação nos primórdios da Europa moderna” de Peter Burke, 2002

A invenção da imprensa é celebrada como um dos maiores acontecimentos feitos pelo homem do mundo.
“Gutemberg e a imprensa de há muito vêm sendo celebrados. Desde o século XVI a máquina impressora é descrita como tendo literalmente marcado uma época. Tem sido vista como o símbolo de uma nova era, associada com freqüência à pólvora (outra invenção atribuída aos alemães) e às vezes também à bússola.” (BURKE, 2002)

Segundo o autor Peter Burke, este feito tornou possível garantir a demanda de leitores, facilitando o acesso com maiores quantidades de exemplares disponíveis, porém houve efeitos colaterais difíceis de serem superados.
“Tradicionalmente a imprensa de tipos móveis é vista como solução de um problema, como um modo de garantir suprimentos de textos para atender sua crescente demanda no final da Idade Média, uma época em que o número de homens e mulheres alfabetizados estava aumentando. Todavia, essa não é a única perspectiva possível. No que segue – sem intenção alguma de negar o feito de Gutemberg, ou dos chineses ou coreanos, que também havia inventado formas de imprensa, gostaria de examinar algumas das consequências imprevistas da invenção, seus efeitos colaterais, os problemas que com ela surgiram.
Parece inevitável que nas atividades humanas todas as soluções de problemas acabem gerando novos problemas.” (BURKE, 2002)

Muitos perderam seus meios de garantir sustento, já que as cópias anteriores eram feitas manualmente.
“Diferentes grupos sociais levantaram diferentes críticas ao novo instrumento. Por exemplo, os copistas e os “papeleiros” (que vendiam livros manuscritos), e os cantores contadores de histórias profissionais, todos temiam – como acontecera com os operadores de teares manuais na Revolução Industrial – que a imprensa os privaria de seu meio de vida.” (BURKE, 2002)

Relacionados

  • O Museu e a vida
    50519 palavras | 203 páginas
  • o sujeito de conhecimento
    123827 palavras | 496 páginas
  • Anais Do VIII Coloquio Habermas
    264943 palavras | 1060 páginas