Fundamentos da administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questao1 –
Questão 1. Qual os a ideia geral da Teoria Clássica da Administração, no que tange ao planejamento e execução do trabalho? Como é confrontada pelo texto?
A idéia geral da TCA, era deque existia apenas uma forma certa de organizar e administrar, que apenas em organizações empresariais tais princípios poderiam ser aplicados, e que existe apenas uma maneira de correta de administrarpessoas, e que a administração tem em seu âmbito apenas os seus funcionário e seu ativo, não tendo nada que ver com o mundo e com os acontecimentos deste mundo externo que o cerca.
O texto confrontacada uma destas afirmações, não por se limitar apenas em dizer se são certas ou erradas, mas por analisar que não são conclusivas na maioria dos casos. Não há um modelo conclusivo e absoluto deadministrar porque as organizações não são iguais, não vivem em situações e momentos iguais. Em alguns casos, por exemplo é necessário a centralização, a hierarquia, ao passo que em outros é inviável talpratica. De maneira similar, é praticamente impossível hoje, administrar sem entender o que acontece no mundo externo à nossa organização. Não tem como sobreviver sem perceber que é afetadoprincipalmente pelos fatores externos. Foi fundamental o uso de “cases” para o entendimento destes e de outros pontos levantados no texto.

2 –

X – de que as pessoas não querem trabalhar, logo, precisam sercoagidas e controladas
Y – querem trabalhar, mas precisa da motivação correta
Embora encontramos um pouco de cada perfil de trabalhador em qualquer organização, o fato é que nem sempre motivaçãocorreta serve para administrar pessoas que não querem trabalhar; tampouco coagir e controlar resolve problemas de pessoas sem motivação. Assim se como administrador não entendermos tal diversidade, nãoconseguiremos resultados com as pessoas. O texto nos apresenta uma outra visão, muito mais atraente e condizente com a realidade (pelo menos com a minha): segundo Maslow, ‘diferentes pessoas devem...
tracking img