Fundamentos da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATORIO
AULA TEMA 01: FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E CONTEXTO ORGANIZACIONAL
1.1 – Empresa
Após verificar diversos conceitos tais como o de Chiavenato que diz: "a empresa é uma organização social é uma associação de pessoas para fins de uma empresa que visa um determinado objetivo, que pode ser lucro ou necessidade [de assistência social]; ou Zoilo Pallares que diz que a empresa é um sistemano qual uma pessoa ou grupo de pessoas para desenvolver um conjunto de atividades destinadas à produção e ou distribuição de bens ou serviços, enquadrados em uma determinada ordem social "; ou ainda sob a égide de Lair Ribeiro segundo a qual uma empresa é "apenas uma conversa, um diálogo que existe e é perpetuada através da linguagem utilizada por aqueles que compõem" vale lembrar que esseconceito baseia-se na afirmação de Rafael Echeverria, autora de "Ontologia da Linguagem", onde ele mencionou que as organizações são fenômenos lingüísticos "unidades construídas a partir de discussões específicas são baseadas na capacidade do homem de fazer compromissos mútuos quando eles se comunicam uns com os outros. (Por isso), uma empresa é uma rede estável de conversas. Se você quer entender umaempresa, deve-se examinar as conversas constituída no passado e aqueles que são atualmente ", podemos concluir que empresa é uma organização social que realiza um conjunto de atividades e utiliza uma variedade de recursos (financeiros, materiais, tecnológicos e humanos) para alcançar certas metas, como reunião de uma necessidade ou desejo do seu mercado-alvo, a fim de lucro ou não, e é construídoem conversas específicas com base em compromissos mútuos entre as pessoas que lhe dão forma.
1.2 – Administrador
O administrador de hoje, é o de um eterno aprendiz, capaz de levar o seu aprendizado para o ambiente das organizações. Além disso, o aprendizado pode se tornar um instrumento capaz de guiar todas as suas ações, tornando-se uma verdadeira filosofia de vida. As empresas modernas devemse tornar gestoras de conhecimentos para ajudá-las a se transformar continuamente e sobreviver às mudanças tão rápidas que vêm ocorrendo no ambiente empresarial. Para isso, é necessário a mudança do perfil do administrador, que, além de uma formação técnico-científica, deve ter uma formação humanística, interdisciplinar e sistêmica, levando a aprendizagem para todos os níveis organizacionais,através de novas Tecnologias de Informação, introduzindo, portanto uma nova concepção de administração nas organizações.
O Administrador deve estar consciente dessas novas transformações, que é um processo rápido e poderá transformá-lo no principal agente de mudanças da organização, e se essa nova concepção de organização for introduzida com sucesso, poderá provocar mudanças namentalidade das organizações, chegando aos lares dos funcionários, mudando toda uma sociedade. É, portanto, uma nova modalidade de responsabilidade social que se encontra nas mãos dos grandes gestores das organizações: os seus administradores.
1.3 – Ambiente Empresarial
Em um ambiente de crescente aumento da competitividade de mercado nacional e internacional, as organizações podem nortear-se pelaGestão de Custos a fim de obterem eficiência de seus processos internos no sentido de redução de custos e melhoria de seus produtos e serviços. A nova forma de competição global exige comprometimento contínuo e completo aperfeiçoamento de seus produtos, processos e colaboradores.
Muitas ocorrências no meio poderão causar impactos diferentes nas organizações. Em um ambiente turbulento e de incertezas,o sucesso das empresas não depende somente da eficiência de suas operações internas, ela precisa estar alerta às mudanças do ambiente externo e buscar sua adaptação a ele, onde muitas delas podem causar impactos que afetem a sua continuidade, muito mais profundamente que políticas e melhorias internas.
A empresa precisa ter uma vantagem competitiva, tanto para sua estabilidade no mercado...
tracking img