Fundamentos da administração e enfase nas tarefas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A contabilidade surgiu na antiguidade de forma empírica, mesmo sem conhecer números, o homem dessa época sentia necessidade de saber as variações do seu rebanho de um ano ao outro, se houve aumento, também já aconteciam as trocas de produtos e de objetos de caça com a venda da lã que sobrava. Percebendo essas variações, pode dizer se que a contabilidade é a ciência com oobjetivo de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que afetam e estudando suas conseqüências na dinâmica financeira.

O frei Luca Pacioli, ele era um franciscano, matemático, e que o mecanismo das partidas dobradas é basicamente, um mecanismo algébrico, compremissas iniciais convencionais, ele quem fez a primeira literatura contábil, pode ser bem vista como o inicio do pensamento científico da Contabilidade. Além dele é necessário citar alguns autores como Leonardo Fibonacci (1202), Francesco di Balduccio (1340) e Benedetto Cotrugli (1458).

O objetivo da Contabilidade é apresentar em forma de demonstrações contábeis, relatórios contábeisinformações estruturadas, de maneira que fique claro todas as variações de uma determinada entidade. Os principais usuários desses tipos de demonstrações contábeis são os investidores, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governo e suas agências e o público.

As principais características qualitativas das demonstrações contábeis é acompreensibilidade, a relevância, a confiabilidade e a comparabilidade. O equilíbrio entre todas as características qualitativas das demonstrações contábeis é da mais alta importância para o julgamento profissional.

Os princípios fundamentais da contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à ciência da contabilidade como a entidade, a continuidade, a oportunidade, o registro pelovalor original, a atualização monetária, a competência e a prudência.

2. A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE

O homem na antiguidade a 4000 A.C., sem conhecer números, escrita e nem moeda, exercendo a atividade de pastoreio, preparava toda a provisão para sustento da sua família e rebanho. Através de uma previsão antes que caísse a neve, recolhia seu rebanho em um aprisco para protegê-losdo frio que matava. Nesse tempo sem fazer nada começou a pensar em quanto seu rebanho cresceu do ultimo frio, para ver se sua riqueza estava aumentando de um ano ao outro, para cada rebanho guardava uma pedra, estas representavam sua riqueza daquele momento. No inverno seguinte pôde verificar que teve um aumento das pedrinhas, sendo assim, um resultado positivo, então começou a pensar que com asovelhas que aumentaram poderia usar a lã para trocar com equipamentos de caça e pesca. Todavia, mesmo sem moeda, escrita ou número, a Contabilidade, como inventário, já existia, ficando evidenciado que ela é tão antiga quanto à existência do homem em atividade econômica.

Esta pode ser chamada de fase empírica da Contabilidade, em que se utilizavam desenhos, figuras, imagens para identificar opatrimônio existente. Com passar do tempo, o homem começa a fazer marcas em árvores e pedras podendo, assim, conferir seu rebanho em termos de crescimento, de extravio (perdas) de ovelhas, mortes, etc.

Apesar da Contabilidade existir desde o princípio da civilização, nota-se um desenvolvimento muito lento ao longo dos séculos. Somente em torno do século XV é que a Contabilidade atinge um nível dedesenvolvimento notório, sendo chamada fase lógica-racional ou, até mesmo, de fase pré-científica da Contabilidade. A história tem mostrado é que a contabilidade torna-se importante à medida que há desenvolvimento econômico.

2.1. RENASCIMENTO PARA CIÊNCIA

Na idade moderna, em torno dos séculos XIV a XVI, principalmente no Renascimento, diversos acontecimentos no mundo das artes, na...
tracking img