Fundamentos da administração e ênfase nas tarefas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA D’OESTE

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Etapa 1: Fundamentos da Administração e Ênfase nas tarefas

2011

INTRODUÇÃO
Foi quando o homem se organizou em sociedade que surgiu a administração. Pois era preciso organização e controle entre as pessoas. Era preciso administrar as pessoas para que não houvesse conflitos capazes de abalar o equilíbrioda sociedade constituída.
Mesmo tendo sido criada há muito tempo atrás, ela é usada e é extremamente importante dentro de uma organização. Ela não é uma fórmula exata, o profissional dessa área é treinado para lidar com desafios, com pessoas. O seu estudo é cada vez mais aprofundado.
Para MAXIMIANO (2000), existem duas fontes principais que originam os conhecimentos administrativos: aexperiência prática e os métodos científicos. Considera que os conhecimentos resultantes da experiência prática surgiram com as primeiras organizações humanas, de onde os administradores passaram a formar um acervo teórico resultante da transmissão de conhecimentos. A segunda fonte refere-se a aplicação dos métodos científicos à observação das organizações e dos administradores.
Neste trabalho abordaremosos principais fatos históricos que deram origem aos primeiros pensamentos sobre o que era a administração e como surgiu a administração como ciência.
Administração: “É o processo de trabalhar com pessoas e recursos para realizar objetivos organizacionais, de maneira eficiente e eficaz.” (BATEMAN e SNELL, 1998, p. 27).

HISTÓRIA DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
As origens das teoriasadministrativas remontam a um passado muito distante. As primeiras contribuições adviram de praticantes e não de teóricos.
Destacam-se, desde o início da civilização, contribuições que embora esparsas, marcaram significativamente o desenvolvimento dessas teorias, apesar de que a prática administrativa, bem como a coordenação entre os estudos de praticantes e teóricos, sejam uma característica de tempos maisrecentes.
Os benefícios de se delegar autoridade, assim como da conveniência de se ter uma boa organização, são ideologias que podemos encontrar em citações bíblicas, papiros egípcios quem remontam a 1.300 a.C., bem como em registros similares da Antiga China, Grécia, Roma. Enfim, já no estudo da Antiguidade nos apercebemos da importância dada à organização e administração dos negócios públicos eprivados.
1. ASPECTOS HISTÓRICOS DA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
Na história da humanidade, verifica-se que sempre existiu alguma forma de associação entre os homens para, através do esforço conjunto, atingirem objetivos que, isoladamente não seriam possíveis.
O processo de administrar está vinculado a qualquer situação em que existam pessoas fazendo o uso de recursos para atingirdeterminado objetivo.
De tais formas, embora inicialmente rudimentares, já manifestava-se alguma forma de administrar organizações.
Conforme MAXIMIANO (2000, p. 126), por volta de 10.000 a 8.000 a. C. na Mesopotâmia e no Egito, agrupamentos humanos que desenvolviam atividades extrativistas faziam uma transição para atividades de cultivo agrícola e pastoreio, iniciando-se a “Revolução Agrícola”. Nesseperíodo surgem as primeiras aldeias, marcando-se a mudança da economia de subsistência para a administração da produção rural e a divisão social do trabalho.
Ainda, de acordo com mesmo autor, no período compreendido entre 3.000 e 500 a. C., a “Revolução Agrícola” evoluiu para a “Revolução Urbana”, surgindo as cidades e os Estados, demandando a criação de práticas administrativas.
CHIAVENATO(1983, p.18) faz referências às magníficas construções realizadas na Antigüidade no Egito, na Mesopotâmia, na Assíria indicaram trabalhos de dirigentes capazes de planejar e orientar a execução de obras que ainda podemos observar. Também, através de papiros egípcios foi possível verificar a importância da organização e administração da burocracia pública no Antigo Egito.
1.2 A INFLUÊNCIA DOS...
tracking img