Fundamentos da administração e ênfase nas tarefas.

Páginas: 12 (2911 palavras) Publicado: 1 de abril de 2011
Universidade Anhanguera-Uniderp Centro de Educação a Distancia

Trabalho Avaliado de TGA Uma Habilidade Humana.
Professora: Fernanda Lourenço Curso: Administração EAD – 2º Semestre

Desafio de Aprendizagem

Alunos: Ana Paula Cruz da Costa RA: 2054021307 Caroline T. Rocha RA: 2044104210 Eneida Regina Lemos de Sá RA: 2041988358 Edmar Braz Bandeira RA: 2065118433 Luciano da Silva FigueiredoRA: 2041994029

UNIDADE: RIO GRANDE-RS. Data de Entrega: 19/10/2010

Desafio Parte 1

Introdução
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a administração como sendo uma habilidade humana. Além disso, propõe-se expor as principais características das teorias da administração por meio de seus precursores. O conceito de administrar está associado a gerir algo de forma disciplinada a fimde atingir objetivos de forma eficiente e eficaz. Quando se fala em administrar não se refere somente a uma organização, é possível identificar formar de administrar ou até mesmo conceitos de administração nas ações cotidianas. A cada dia estamos sujeitos a tomadas de decisão que propiciaram ou não a eficiência ou eficácia de nossas ações. Para um bom investimento, necessitamos utilizar uma das 5funções do administrador que é o planejamento incrementando com algumas fórmulas da administração para calcular o risco e o retorno esperado referente aquele investimento.
A história da Administração iniciou-se num tempo muito remoto, mais precisamente no ano 5.000 a .C, na Suméria, quando os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assima arte de administrar..Depois no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração pública sistemática e organizada. Em seguida, na China de 500 a.C, a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow, com seus oito regulamentos e as Regras de Administração Pública de Confúcioexemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração.

Com base no exposto, é possível entender que a administração é um elemento humano composto que envolve diversas áreas como, por exemplo, Direito, Contabilidade, Economia, Matemática e Estatística. Dentro das organizações, é possível traduzi-la como sendo a habilidade de lidar com as pessoas de forma a conduzi-las combase na cultura da organização.

Desenvolvimento Atualmente é possível identificar diversos tipos de enfoques para diferentes tipos de empresas. Hoje, o modelo de gestão está diretamente relacionado ao ramo que a empresa está inserida. As raízes dos princípios da administração têm sido cada vez mais aprimoradas e implantadas nas organizações sejam ela de pequeno, médio e grande porte. Há apreocupação em adquirir eficiência e tornar os processos eficazes e para tanto algumas empresas recorrem às teorias da administração que modelaram o inicio desta prática humana e até hoje são tidas como base no inicio de qualquer negócio. Entre os precursores da Administração, podemos citar Taylor e Fayol. Taylor foi responsável por desenvolver a Teoria científica estabelecendo a ênfase nas tarefas,como fonte de aumento da eficiência ao nível operacional. Taylor é considerado o pai da administração científica, a qual desencadeou a teoria clássica de Fayol, uma ramificação da teoria cientifica. A contribuição de Taylor ao criar essa teoria fora visivelmente percebida. Houve redução na jornada de trabalho, os salários dos colaboradores duplicaram e, além disso, foi instituída a vantagem dedescanso remunerado o que fez com que houvesse mais motivação para desempenhar as tarefas aumentando a produção e qualidade dos produtos fabricados. Fayol foi responsável por definir as funções básicas do administrador que são planejar, organizar, controlar, coordenar e liderar. Após uma análise feita por Peter Drunker essas funções passaram a ser conhecidas como Planejar, Organizar, Dirigir e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos da administração e enfase nas tarefas
  • Fundamentos da administração com enfase nas tarefas
  • Fundamentos da administração e ênfase nas tarefas
  • Fundamentos da administração e teorias da administração: ênfase nas tarefas
  • Aula-tema: fundamentos da administração e ênfase nas tarefas
  • Fundamentos da Administração e ênfase em tarefas
  • ÊNFASE NAS TAREFAS
  • Fundamentos da administração e nefase nas tarefas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!