Fundamentos da administração da informação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

LUIZ PEREIRA

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO
CONCEITOS

Belo Horizonte
2010

LUIZ PEREIRA

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO
CONCEITOS

Trabalho apresentado ao Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinaFundamentos da Administração da Informação.

Prof: Denise

Belo Horizonte
2010

INTRODUÇÃO
A disciplina Fundamentos da Administração da Informação aborda dentro do ambiente empresarial, teorias, métodos e tecnologias necessárias ao gerenciamento da informação. Visando sensibilizar, o futuro profissional, para a importância da administração dainformação em um ambiente de mudanças rápidas e constantes no cenário globalizado.
As ferramentas de apoio utilizadas nesse processo auxiliam no apoio aos processos de comunicação, controle e tomada de decisão. A disciplina trabalha os conceitos básicos de sistemas, conceitos e aplicações de tecnologia da informação, planejamento estratégico da informação e as atribuições dosprofissionais das áreas geradoras e gestoras de sistemas. Desenvolvendo uma visão pró-ativa e empreendedora na organização, gerando melhoria dos processos e negócios.

1 – CONCEITOS BÁSICOS
1.1 – Administração
Administrar é um processo integrativo da atividade organizacional que permeia nossa vida diária.

1.2 – Informação
O valor da informação está ligadodiretamente à maneira como ela ajuda os tomadores de decisão. Ela agrega valor aos produtos e serviços de uma organização.

1.2.1 – Dados
Conjunto que expressa um fato isolado gerado por uma atividade que pode ser controlada. Para Batista (2006, p. 20) “é o conjunto de elementos que expressa um fato isolado gerado por uma atividade que pode ser controlada”.

1.2.2 – InformaçãoÉ um conjunto de dados com significado, que reduz a incerteza ou aumenta o conhecimento a respeito de algo. De acordo com Batista (2006, p.22), informação é “o resultado do tratamento dos dados existentes acerca de alguém ou de alguma coisa”.

1.2.3 – Conhecimento
Os dados processados se transformam em informações que, compartilhadas, aumentam o conhecimento. SegundoLaudon e Laudon (1999, p. 10) “Conhecimento é um conjunto de ferramentas conceituais e categorias usadas pelos seres humanos para criar, colecionar, armazenar e compartilhar uma informação”.

1.3 – Comunicação
É quando uma informação é transmitida a alguém, sendo, então compartilhada também por essa pessoa. Para Ferreira (1986, p.356), “a comunicação é o ato ou efeito de emitir,transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados, quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual”.

2 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
2.1 – Conceito
É todo e qualquer sistema que possui dados ou informações de entrada e que tenha por fim gerar informaçõesde saída, para suprir determinadas necessidades.

2.2 – Processo de transformação de dados em informação
Entrada (imput) → Processamento de dados em informações → Saída (Output). Produzem as informações de que as organizações necessitam.

2.2.1 – Entrada
A entrada captura ou coleta dados brutos de dentro da organização ou de seu ambiente externo.

2.2.2 –Processamento
O processamento converte os dados brutos em uma forma mais significativa.

2.2.3 – Saída
A saída transfere as informações processadas às pessoas que as utilizarão ou às atividades em que serão empregadas.

2.2.4 – Feedback
Feedback é a saída que retorna a determinados membros da organização para ajudá-los a avaliar ou corrigir o estágio de...
tracking img