Fundamentos da adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Caro(a) aluno(a), seja  bem-vindo a nossa disciplina Fundamentos de Administração. Sou a Profª Mônica Maria Silva e estaremos juntos durante quatro semanas. Você poderá entrar em contato comigo durante as tele-aulas, nos fóruns de discussão e também através do meu e-mail. 
Você pode estar se perguntando por que a disciplina fundamentos de administração em um cursode ciências contábeis? Pois bem espero que ao final de nossa disciplina você possa compreender de forma clara a importância desse assunto para a sua vida profissional.
Em sua profissão como contador você irá trabalhar com organizações e toda organização precisa ser administrada. As pessoas que compõem uma organização irão executar essa função independente de possuírem conhecimento formal sobre oassunto. Porém é de fundamental importância que você como contador entenda os conceitos e fundamentos da administração, pois trabalhando com as organizações você será convocado a participar dos processos de decisão estratégica. Somente o conhecimento técnico em sua área não será suficiente para auxiliar as organizações nos processos de planejamento e de administração de riscos, por exemplo. Durante a sua trajetória profissional, você com certeza entrará em contato com o tema empreendedorismo. Muitos empreendedores buscarão o seu auxílio para iniciar um novo negócio. Você mesmo, poderá se tornar o dono de seu próprio negócio. De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade em dezembro de 2008 existiam no Brasil, cerca de 405.375 profissionais de contabilidade, entre contadores etécnicos. E cerca de 69.107 escritórios de contabilidade.  Sendo assim esse é um tema de extrema importância para sua profissão, compreender o que envolve o empreendedorismo irá apoiar a sua atuação na tarefa de ajudar as pessoas que buscam a sua orientação em um momento tão importante como é a decisão sobre iniciar um novo empreendimento.
Por que estudar administração em um curso de contabilidade? Umaquestão que vamos levantar nessa nossa primeira web-aula. Conhecer os fundamentos da administração vai ajudá-lo(a) a entender melhor a importância do estudo da administração no curso de ciências contábeis. Você verá caro(a) aluno(a) que um dos conceitos bases da administração é o conceito de organização. Não dá para pensar em exercer a atividade de contabilidade sem a existência de uma organização. Assim tanto a administração quanto a contabilidade serão exercidas dentro de uma organização e muitas vezes elas são confundidas. 
“Pera aí!!! Como assim? Explica isso melhor!!!“
É muito comum quando perguntamos a um empresário, de micro ou pequena empresa principalmente, se ele faz a gestão de sua empresa que ele responda da seguinte forma “Ah o meu contador faz” “Todo mês eu mando osdocumentos para ele”. Com essa resposta temos certeza de que a contabilidade da empresa deve estar em dia, mas isso é a mesma coisa que administrar a empresa? Pense sobre isso, pois será o tema de nosso primeiro Fórum.
Compreender o conceito de organização irá ajudar a responder essa questão, e sabe por quê? Porque “um conceito puxa outro”. Isso mesmo!! Nessa primeira unidade de estudo você tambémcompreenderá o conceito de administração. Como esse conceito surgiu? Vamos entender como ele já existia mesmo antes de começar a ser estudado como ciência. Foi só a partir de então que as primeiras teorias foram desenvolvidas, e quanta coisa tem acontecido desde então. Muitas mudanças tanto dentro das organizações quanto fora delas.
Mas o que essas mudanças têm a ver com a função do contador e com aadministração? Será que cabe ao contador simplesmente conhecer as leis e deixar a contabilidade da empresa em dia? Que mudanças aconteceram ao longo do tempo com a profissão? Quais são as exigências que recaem sobre esse profissional? Vamos falar sobre isso quando abordarmos o tema habilidades administrativas.
|[pic] |Quanto assunto interessante, não é mesmo? Sei...
tracking img