Fundamentos antropologicos do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 Referêncial Teórico
2.1 Fundamentos Antropológicos do Conhecimento
Aristóteles (366-322 a.C) afirma “Todos os homens têm, por natureza, o desejo de conhecer, uma prova disso é o prazer dassensações, pois, fora até de sua utilidade, elas nos agradam por si mesmas e, mas que todas as outras, as visuais.” (pag.15).
Podemos observar que a prática é o desejo de conhecer e experimentar onovo, e de sentir o que o conhecimento pode nos proporcionar.
2.2 o homem e o mundo circundante.
O conhecimento é uma atividade do homem. Quando ohomem começou a pensar, pôs-se a caminho. Observa que as coisas mudam e que seu conhecimento também muda. O próprio homem pode ser o resultado de toda evolução cósmica, a partir da matéria anorgânica.Nasce, assim, no mundo como parte do mesmo. (pag.16)
As circunstâncias nos possibilitam a descobrir, reinventar, superar e compreender o que nos acontece a todo instante, ocasionando assimdiversas formas de desenvolver melhor nossa vida em sociedade.
2.3 O homem e o animal
Os animais também têm sentidos. Vêem cores, sentem sabores, etc. Mas sentem de modo diferente do homem. O homemnão só vê, mas também sabe que vê: não apenas ouve, mas sabe que ouve. Em oposição aos animais, o homem é capaz de apreciar as cores, os sons, os perfumes, etc (p.18)
O homem teminteligência, consciência e capacidade para analisar seus atos, executar suas tarefas, planejar suas atividades e colocá-las em prática. Os animais também são seres inteligentes, mas sempre se reduz àsensibilidade, é um ser que age de acordo com seu instinto.
2.4 Em busca do sentido
O homem é mediador do sentido pleno do mundo. Realiza o mundo enquanto se realiza a se mesmo no mundo. Embora o homemnecessite das coisas do mundo para construir sua vida, nem sempre o “estar aí” das coisas, é um “estar aí” imediato, ou seja, nem sempre as coisas se encontram diretamente a sua disposição. (pag.21)...
tracking img