Fundamentos 2 Arax E Teres Polis

481 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Faculdade de Serviço Social
Disciplina: Fundamentos do Serviço Social 2
Profa. Ana Maria
Discentes:
Ana Carolina do Nascimento
Flávia Limpi Fortes
Isabella Teixeira de Carvalho
Jázon Ruback
Raquel Sena

Exercício
A partir dos documentos de Araxá e Teresópolis, respondam as seguintes questões
1) Objetivo do encontro
2) Conceito de Serviço Social
3) Objeto do Serviço Social
4) Objetivo do Serviço Social
5) Funções do Serviço Social
6) Concepção de realidade
7) Referencial teórico-metodológico

1 – Elaborar uma teorização do Serviço Social, de acordo com a conjuntura econômica e social brasileira e atender a nova demanda não só da profissão como da sociedade.
2 – O conceito de Serviço Social como disciplina e profissão que através de conhecimentos teóricos e técnicas intervisse na sociedade, e nos seus sujeitos desajustados decorrentes das estruturas sociais desadequadas
3 – O objeto do Serviço Social era trabalhar no reparo de indivíduos que manifestam ações que entravam em conflito com as regras da sociedade e de suas instituições.
4 – O objetivo remoto do Serviço Social é garantir as condições mínimas e essenciais para existência humana e sua valorização e melhoria aliados a garantia dos direitos universais. Já os objetivos operacionais complementam essa teorização, a fim de identificar nesse meio as causas que distorcem o equilíbrio social, e a partir disso elaborar medidas que o indivíduo ou população se conscientizem pela permanente luta de melhorias em suas condições.
5 – Criar políticas sociais para as áreas que necessitam, e remodelar ou dinamizar as já existentes, criando mecanismos para uma total participação dos que necessitam ser atendidos por tais políticas. Planejar a ação de acordo com os valores culturais e de identidade da comunidade de forma que esses indivíduos participem desse processo. Uma escola de micro atuação do Serviço Social como a parte operacional da profissão, e uma escala de macro atuação, com

Relacionados