Fundamento e metodologia do ensino da linguagem oral e escrito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
valquíria Santana da Silva Mariano





FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


Trabalho apresentado ao Curso (pedagogiga licenciatura) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Fund. e Metod. Ensino da Ling. Oral e Escrita]

Prof. Alexandre Vilas Boas da Silva

Arapiraca
2010
A linguagem éconsiderada a primeira forma de socialização da criança e, na maioria das vezes, é efetuada explicitamente pelos pais através de instruções verbais durante atividades diárias, assim como através de histórias que expressam valores culturais. A socialização através da linguagem pode ocorrer também de forma implícita, por meio de participação em interações verbais. Desta forma, através da linguagem acriança tem acesso, antes mesmo de aprender a falar, a valores, crenças e regras adquirindo os conhecimentos de sua cultura. A medida que a criança se desenvolve, seu sistema sensorial, incluindo a visão e audição, se torna mais refinado e ela alcança um nível lingüístico e cognitivo mais elevado, enquanto seu campo de socialização se estende, principalmente quando ela entra para escola e tem maioroportunidade de interagir com outras crianças.
Visto que a sociedade hoje é uma sociedade grafocêntrica, não basta o individuo ser simplesmente alfabetizado, ou seja, aprender meramente a decodificar. Faz – se necessário que o mesmo seja também letrado para que possa exercer as práticas sociais de leitura e escrita nesta sociedade

Atividade 1

Segundo Magda Soares, há necessidade depensar novamente na proposta de alfabetização
Não devemos aprender a ler e escrever como se fosse técnica ou uma receita pronta, e sim aprender a assimilar os conteúdos aos poucos.
Com o construtivismo de Piaget, que afirma que só se aprende a ler, lendo tendo o habito de leitura e que é com o erro que se constrói conhecimento, onde algum docente por não entender de causa achou que tudo queo discente construiu se estaria correto, portanto não vivemos o construtivismo e sim uma descontração de saberes alunos sendo aprovados e chegando as universidades sem serem alfabetizados, ou melhor, dizendo sem está letrado.
O que se deve repensar é fazer com que esse mundo letrado que existe em nossas salas de aula, saia do anonimato passe a entrar passe a entrar na vida do professor, que nosdias de hoje não gosta de ler para seus alunos e deseja que o aluno seja um bom leitor.
Por isso, aprender a ler e escrever implica não apenas o conhecimento das letras e do modo de decodifica- los (ou de associá-los), mas a possibilidade de usar esse conhecimento em beneficio de formas de expressão e comunicação, possíveis e reconhecidas, necessárias e legítimas em um determinado contextocultural.

Atividade 2
Sim, os contos de fadas contados mantém de grande importância para a educação infantil. Pois toda historia contada se torna única, uma vez que recontada muda, se atualiza cada vez mais para o lado educacional.
Acredita-se cada vez mais na importância e na influência dos contos de fada, no desenvolvimento do imaginário infantil.
Ouvir e contar histórias é fundamental para odesenvolvimento da identidade da criança, pois através dos contos ela tem a possibilidade de ensaiar seus papéis na sociedade, adaptando-se a situações reais e colocando-se dentro da história, como também desencadeia idéias, opiniões, sentimentos e criatividade, antecipando situações que a criança só iria experimentar na vida adulta.


Atividade 3
Sendo através dos não conteúdos abstratos, masvivo e concreto, portanto é indispensável da realidade em que vivemos. O meio educacional tem por obrigação buscar novas maneiras para desenvolver totalmente as crianças, considerando que as possibilidades a serem aprendidos apresentam nas diversas faixas etárias, através do seu próprio desenvolvimento suas ordens física, afetiva e ética.
.O respeito à diversidade dos alunos é parte integrante...
tracking img