Fundamentalismo de Aalto

1506 palavras 7 páginas
2- A partir dos trechos de escritos de A. Aalto reproduzidos por Frampton (p.239,240; p.241,243) caracterize a concepção de funcionalismo de Aalto. Comente pelo menos dois projetos destacando a implantação e a “colagem de materiais”. Destaque ideias sobre condições e método do projeto.

Alvar Aalto foi um importante arquiteto do Movimento Moderno, pois ao invés de revolucionar (revolução significa uma negação aos preceitos anteriores), ele evoluiu e “abriu” o leque da concepção de Funcionalismo, até então estipuladas por Le Corbusier e Gropius. Sem dúvida, estes dois últimos foram a principal inspiração de Alvar Aalto (continuidade do interno com o externo de Le Courbusier e caráter social de Gropius), mas não demorou muito para ele ir além.

A geração que se seguiu à de Le Corbusier e de Gropius, e que se fora formando quando as mais essenciais conquistas do racionalismo e do funcionalismo estavam já em movimento, veio revelar numerosas personalidades notáveis (...). Mas a mais significativa, e que viria a assinalar uma decisiva mudança na arquitectura moderna, foi a de Alvar Aalto. Gillo Dorfles – A Arquitectura Moderna, 2000, p. 75

O Funcionalismo para Le Corbusier baseava-se na beleza mecânica, a estética do engenheiro, já para Gropius é a solução de conflitos, uma estética pedagógica para resolver conflitos da sociedade e todos os seus ramos: sociais, físicos, entre outros. Percebe-se então, que o lirismo da era da máquina está fortemente conduzindo ideais do funcionalismo da sociedade Moderna. Porém, tal funcionalismo é compreendido de maneiras diferentes conforme localidades diferentes, e assim o foi: na Finlândia, terra natal de Alvar Aalto foi compreendida de outra forma, desprendido da Universalidade da Máquina e do racionalismo.
Para o arquiteto, funcionalismo consistia na arquitetura da felicidade, do bom uso, do bem estar, que tivesse uma relação próxima com o ser humano. É uma arquitetura que estuda a implantação no sítio, a relação de

Relacionados

  • Pós Modernidade na Arte e Arquitetura
    8102 palavras | 33 páginas