Fundamenta O CLSD

869 palavras 4 páginas
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 FLIP-FLOP JK

O Flip-Flop JK é um dos mais importantes por ser o que executa mais funções. Este tipo de flip-flop resolve a indefinição da condição de ligado e desligado ao mesmo tempo do Flip-Flop RS.
No Flip-Flop JK ativo em "1", a entrada que liga a saída é a entrada J, a entrada que desliga a saída é a entrada K, quando as duas entradas têm o valor ativo a saída assume uma nova função, a função "TROCA"!
Na função "TROCA" a saída troca o valor do estado anterior. Por exemplo, se o estado anterior da saída era "1", após a função "TROCA" este estado passa para o valor "0".
Para indicar esta função a tabela verdade mostra a letra Q com uma barra indicando que o valor está invertido além do sobrescrito para indicar que o valor do estado anterior é que foi invertido. O símbolo de um Flip-Flop JK é mostrado na figura abaixo.

Símbolo de um flip-flop JK ativo em “1”

Observamos que a nova saída "Q" barrada, a maioria dos CI's possui esta saída, mas nem todos, ela é simplesmente um espelho (imagem invertida) da saída "Q" normal, apresentando o inverso do valor da saída Q. Outra forma de representar esta saída é colocando a bolinha de inversão em uma das saídas como mostra à figura acima á direita.
A tabela abaixo mostra a tabela verdade de um flip-flop JK com a nova função "TROCA"!

Tabela verdade do Flip-Flop JK ativo com "1":

3.2 CI74LS76 - DOIS FLIP-FLOPS J-K COM PRESET E CLEAR

Os dois flip-flops deste circuito integrado têm funcionamento independente e disparam com a mudança do nível do sinal de clock (level triggered). O invólucro é DIL de 16 pinos conforme mostra a figura abaixo, mas existem versões com invólucros para montagem em superfície (SMD).

O funcionamento de cada um dos flip-flops pode ser melhor analisado através da tabela verdade que é mostrada na figura abaixo.

Observe o símbolo adotado para representar um pulso de clock. Da mesma forma que nos demais circuitos integrados desta

Relacionados