Fundamentação teorica

DEFINIÇÃO DO TEMA:

AFETIVIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

Esta pesquisa tem o objetivo de trazer a reflexão a nós, futuras pedagogas a necessidade deque o aluno precisa de um tratamento acolhedor e humanizado. E observando que atribuir a afetividade como papel facilitador da aprendizagem é indispensável.

JUSTIFICATIVA

A afetividade é umaspecto muito forte e está relacionada com sensibilidade interna, socialização e a aprendizagem. A importância que o educador demonstra em conhecer e compreender as motivações, interesses dos alunos esuas diferenças ajudarão para o seu desenvolvimento. O professor de educação infantil, ao trabalhar com conceitos, habilidades e valores, mobiliza também sentimentos, emoções, vinculados às relaçõesfamiliares, escolares e a outros ambientes em que a criança vive. A afetividade é vital ao ser humano, em todas as idades e principalmente no desenvolvimento infantil, acredito que a afetividade, e ainteração social possuem papéis importantes na relação ensino-aprendizagem.

METODOLOGIA

Meu foco não é pesquisa com dados e sim o interesse é amplo, é trabalhar com aspectos mais profundos dasrelações entre aluno-educador. Por isso a pesquisa é qualitativa. Participaram do estudo 03 professoras da Educação Infantil de Porto Alegre-Bairro Costa e Silva, foram entrevistadas com questõesreferentes à afetividade na educação infantil e nos possibilitou conhecer suas idéias e as influências de suas concepções sobre o desenvolvimento das crianças.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Na maioria dasvezes afetividade é utilizada com uma significação mais ampla, referindo-se às vivências dos indivíduos e às formas de expressão mais complexas e essencialmente humanas. A partir da prática docentepresente na vida profissional do educador, observa-se que a criança apresenta comportamentos, atitudes, dificuldades na área cognitiva, intelectual, física e social, pre-relacionados às questões da...
tracking img