FUNDAENTOS DE ECONOMIA

405 palavras 2 páginas
01. Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da macroeconomia e da microeconomia. A macroeconomia estuda o funcionamento da economia em seu conjunto. Preocupa-se com questões conjunturais de curto prazo. Em suma a macroeconomia ocupa-se do comportamento global do sistema econômico refletido em um número reduzido de variáveis. Microeconomia é o ramo da ciência econômica voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo (indivíduos e família); ao estudo das empresas e ao estudo da produção de preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos.

02. Sintetize os objetivos da política econômica. Os principais objetivos da Política Econômica são: promover o desenvolvimento econômico, garantir o pleno emprego e a estabilidade de preços, o controle da inflação, promover a distribuição da riqueza e da renda e equilibrar o volume financeiro das transações econômicas com o exterior.

03. Políticas de estabilização da inflação não são compatíveis com melhoria no grau de distribuição de renda. Você concorda? Por quê? Eu não concordo com a afirmação, pois políticas de estabilização da inflação acarretam distorções principalmente sobre a distribuição de rendimentos, isto é, ao diminuir as perdas dos trabalhadores, melhora a renda real dessa classe de renda.

04. Comente a questão da compatibilidade (ou não) entre as metas de melhoria no grau de distribuição de renda e a busca do crescimento econômico, à luz da experiência brasileira no período do Milagre Econômico. Com relação às metas de melhoria no grau de distribuição de renda e a busca do crescimento econômico, à luz da experiência brasileira no período do Milagre Econômico NÃO são compatíveis, já que a idéia de que a concentração de renda deu-se apenas devido à elevação da demanda por mão-de-obra qualificada, pois se este fosse o caso uma política intensa de treinamento levaria a uma redistribuição de renda que compensaria os efeitos nocivos do crescimento.

05.

Relacionados