Fundadores da sociologia moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDADORES DA SOCIOLOGIA MODERNA

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para Sociologia.

Orientador: Profª. Giane Albiazzetti


Teixeira de Freitas
2009

SUMÁRIO
1 ÉMILE DURKHEIM 3

2 MARX E ENGELS 4

3 MARX WEBERS 5



1 ÉMILE DURKHEIM
Achei muito interessante a forma como Durkheim descreve os fatos sociais, acreditoque é a forma mais correta, ou, pelo menos, a mais fácil.
Considero que até hoje utilizamos os métodos de Durkheim, cada vez mais precisamos de regras, precisamos que essas regras sejam cobradas.
Infelizmente, apesar de defender o Direito Restitutivo, hoje é necessário se aplicar mais o Direito Repressivo.
Lendo sobre as teorias de Durkheim, vejo exatamente como as coisas funcionam até hoje,realmente temos essa capacidade de nos agrupar dependendo de que religião frequentamos, a lingua que falamos, a politica que defedemos, o ser humano tende a se afastar daqueles que tem idéias e pensamentos diferentes.
Os fatos sociais como base de seus estudos também refletem até hoje na sociedade, temos que concordar que realmente todo ato normal está dentro das regras e normas impostos pelasociedade, tudo aquilo feito fora dos padrões é anorma, considerado imoral, apesar, de hoje estarmos de uma forma hipocrita mais liberais, ainda não conseguimos aceitar coisas fora dos padrões, como o homossexualismo por exemplo, todos abrem a boca pra dizer que hoje isso é natural, mas com certeza, os mesmo não desjam isso para seus filhos ou familiares.
Gostei muito da explicação e comparação dasociedade com o corpo humano, concordo que a sociedade funciona de forma coletiva, apenas de forma coletiva, cada um fazendo a sua parte, porém, se preocupando se a sua a parte não está afetando a sociedade de forma prejudicial, porque uma pequena parte da sociedade prejudicada afeta o restante da sociedade.
Um expemplo que considero claro e real dessa definição é a crise mundial que estamospassando hoje, algo não vai bem com os Estados Unidos, algo não vai bem com o resto do mundo, assim como o efeito dominó, uns vão derrubando os outros até estarem todos no chão.
Se o mundo se encontra muitas vezes um caos com todas as regras e punições existentes, imagine sem elas, devemos pensar antes de agir, para não afetarmos uma estabilidade social.
O conceito de Anomia de Durkheim tambémconsiddero aplicavel, e essencial, concordo que quando uma sociedade não tem regras, punição, ou até mesmo apenas uma correção, abala todo o sistema, como dizer que um pai de familia vendo sus filhos passando fome conseguirá agir dentro das normas da sociedade, impossivel, este fato o levará a quebrar essas regras, o levará a roubar ou até a matar, mmas será que podemos punir pessoas que agemimpulsionada por esse tipo de problema, como a miséria, eu acho que não, acho que temos que realmente seguir a nossa parte, não apenas seguindo ordens ou regra, mas também utilizando do bom senso, ajudando sempre a sociedade, criando situações de oportunidade, porque tambem sou contra o receber sem sacrificios, sem batalha.
Realmente Émile Durkheim estava correto em manter como base a sociedadde, aintegração, a coletividade, a preparar o ser humano a aceitar as regras como algo bom, que traz excelentes resultados para um grupo, sociedade, de forma generalizada, Durkheim tenta conscientizar o ser humano que as regras são boas, as leis são necessárias, e a punição para o descumprimento das mesmas é impreescindivel, sei que parece meio conservador e arcaico essa forma de pemsar, mas nesses casos nãoconsigo enchergar a modernidade apenas como beneficio, a abertura de informação torna cada vez mais dificil manter a ordem. E o que é pior, abertura de informações que não sabemos ser reais, apenas acreditamos porque está na televisão, então há credibilidade.
2 MARX E ENGELS.
Considero fantasioso o modo como Marx e Engels pregavam a solução para os problemas sociais, não acredito que uma...
tracking img