Funda o Acros Fukuoka

798 palavras 4 páginas
Fundação Acros Fukuoka: Centro ecológico de intercâmbio cultural
O nome ACROS é uma abreviação para Asian Crossroads over the Sea – Encruzilhadas da Ásia sobre o mar. Durante séculos, Fukuoka tem sido uma cidade aberta e à frente do seu tempo. Assim, os seus fundadores afirmam: “lutaremos para transformá-lo em um centro de intercâmbio cultural, cruzando os mares e conectando diversos países asiáticos”.

na rua de maior prestígio no setor financeiro da cidade

Asian Crossroad Over the Sea (ACROS), é um edifício localizado bem no centro da cidade Fukuoka, na ilha de Kyushu no Japão. Ele se tornou referência na cidade, pois de longe já chama a atenção pelo seu verde predominante em meio à paisagem acinzentada da cidade. Seu interior abriga um centro de intercâmbio cultural conectado com os países da Ásia e um grande salão de música, o Fukuoka Symphony Hall.
O prédio foi projetado em 1994 pelo arquiteto argentino, Emilio Ambasz e associados, e integrou natureza ao centro da cidade, ao construir 15 terraços que abrigam 35 mil plantas e 76 espécies. O edifício incorporou ao lado sul, o parque Tenjin no terreno ao lado, preservando o único espaço verde, público, remanescente na cidade de Fukuoka.
Os terraços vão até o topo do edifício onde se pode observar o porto e a cidade, a construção leva em consideração além do bem-estar de quem ali trabalha também aspectos de conservação do meio ambiente, através de seus telhados verdes que reduzem o consumo de energia porque mantêm a temperatura do interior do prédio mais constante e confortável. Esses telhados também captam água da chuva e servem de habitação para centenas de espécies de insetos, pássaros e outros pequenos animais. Os jardins também são utilizados para lazer, exercícios físicos, meditação, além de uma bela vista aos seus usuários. O paisagismo dessa construção ficou a cargo do engenheiro Nihon Sekkei Takenaka Corporation.

Vista lateral do Acros-Fukuoka, com lateral do canal para o porto
O edifício

Relacionados