Fundações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação directa São as fundações em que as cargas são directamente transmitidas ao solo, através de elementos como vigas de fundação, ensoleiramentos, sapatas. Utilizam-se em solos com boa coesão ecapacidade de carga.


Fundação directa em blocos
O que caracteriza a fundação em blocos é o fato da distribuição de carga para o terreno ser aproximadamente pontual, ou seja, onde houver pilarexistirá um bloco de fundação distribuindo a carga do pilar para o solo (figura 3a). Os blocos podem ser construídos de pedra, tijolos maciços, concreto simples ou de concreto armado. Quando um bloco éconstruído de concreto armado ele recebe o nome de sapata de fundação.


Fundação direta em baldrame
A fundação em baldrame apresenta uma distribuição de carga para o terreno tipicamente linear,por exemplo, uma parede que se apoia no baldrame, sendo este o elemento que transmite a carga para o solo ao longo de todo o seu comprimento (figura 3b). Um baldrame, pode ser construído de pedra,tijolos maciços, concreto simples ou de concreto armado.
Quando o baldrame é construído de concreto armado ele recebe o nome de sapata corrida.



Fundação direta em radier
A fundação em radier éconstituída por um único elemento de fundação que distribui toda
a carga da edificação para o terreno, constituindo-se em uma distribuição de carga tipicamente superficial (figura 3c). O radier é umalaje de concreto armado, que distribui a carga total da edificação uniformemente pela área de contacto. É usado de forma econômica quando as cargas são pequenas e a resistência do terreno é baixa,sendo uma boa opção para que não seja usada a solução de fundação profunda.


Fundação Indireta


- Transmitem cargas ás camadas profundas, contêm empuxos de terra, compactam terrenos através davibração.
- Peças alongadas cilíndricas ou prismáticas, de madeira, metal ou concreto.

Fundação indirecta São as própria dos solos em que não há boa coesão e tem dificuldades em suportar a carga...
tracking img