Fundação
A parte da edificação destinada a receber seu peso, transferindo-o para o solo e resistindo às reações do mesmo, sem que os esforços produzidos pelo peso da edificação cause roturas noterreno, recebe o nome de fundação.

É a primeira parte da edificação a ser construída; a que fica em contato direto com o solo.

É como que o pé da edificação e deve estar compatível com o tipo desolo sobre o qual se apoiará.

Seu tipo, dimensões e forma dependem da carga (peso atuante) e do tipo de solo (resistência).

As fundações classificam-se em diretas (superficiais ou rasas)eindiretas (profundas).

Fundações Diretas

São aquelas em que as cargas são transmitidas para o terreno através do prolongamento do pilar abaixo do nível do solo com um alargamento em sua base.

Elaspodem ser executadas por intermédio de sapatas corridas, sapatas isoladas, blocos, radier ou artificial.

Sapatas

A sapata é uma fundação direta, geralmente de concreto armado, com a formaaproximada de uma placa sobre a qual se apóiam colunas, pilares ou mesmo paredes.Ela pode ser corrida ou isolada.

Sapata corrida: Executadas em terreno de grande resistência, para pequenasconstruções, abaixo e ao longo das paredes com função estrutural. Tornam-se econômicas quanto às fôrmas, são contínuas ou até desnecessárias, concretando-se diretamente nas cavas.

Se o terreno for inclinado,as sapatas não poderão seguir a inclinação do terreno, deverão ser escalonadas em degraus, em nível, para que as cargas sejam transmitidas sempre para o plano horizontal.

Sapata isolada: Usadastambém em terrenos que apresentam uma boa taxa de trabalho e quando a carga a ser distribuída é relativamente pequena. Em geral são feitas em forma de tronco de pirâmide e amarradas umas às outrasatravés de cintas ou vigas baldrame.

Embaixo de toda sapata deverá, sempre, ser colocada uma camada de concreto magro (farofa). É um concreto bem seco, sem função estrutural, que tem a finalidade de... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Fundações. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Funda%C3%A7%C3%B5es/13314.html

MLA

"Fundações" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Funda%C3%A7%C3%B5es/13314.html>.

MLA 7

"Fundações." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Funda%C3%A7%C3%B5es/13314.html>.

CHICAGO

"Fundações." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Funda%C3%A7%C3%B5es/13314.html.