Fund, teoric.java

876 palavras 4 páginas
Fundamentos Teóricos: Linguagem Java A linguagem Java possibilita o desenvolvimento de programas segundo uma abordagem orientada a objetos. Os programas desenvolvidos segundo esta abordagem são compostos por módulos chamados objetos. Os objetos contêm variáveis, denominadas atributos, e procedimentos, denominados métodos. Os métodos contêm o código responsável pelos serviços providos pelos objetos e os atributos são acessados através dos métodos do objeto (atributos encapsulados).
Em orientação a objetos, um tipo de objeto é chamado de classe (padrões a partir dos quais os objetos são criados). Essas classes são identificadas pela palavra-chave class seguida pelo nome da classe.
Existem classes semelhantes (atributos e métodos idênticos), como por exemplo as classes PortaComunicacaoSerial e PortaComunicacaoParalela que podem conter alguns atributos e métodos idênticos, e para se evitar que se escrevam os atributos e métodos tenham que ser digitados na definição de ambas as classes faz-se uso da herança junto a implementação de uma hierarquia de classes.
A linguagem Java apresenta características que facilitam a implementação de aplicações distribuídas. Aplicações distribuídas são uma tendência na computação. Em tais aplicações, os programas são executados em diferentes máquinas e trocam informações através de uma rede de comunicação. A maioria das comunicações distribuídas apresenta uma arquitetura cliente-servidor. Nesta arquitetura o programa cliente solicita serviços ao programa servidor que, após executá-los, envia respostas ao cliente.
Entre as facilidades para a implementação de aplicações com a arquitetura mencionada no parágrafo anterior se destacam as seguintes:
• Alta portabilidade do código;
• Existência de suporte para comunicação através da rede;
• Facilidade para acesso a banco de dados;
• Suporte a múltiplos threads de execução.
Na maioria das linguagens, um código executável é composto por

Relacionados