Fund. hist. teor. met. do serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ERA VARGAS E A POLÍTICA TRABALHISTA
O governo de Getulio Dornelles Vargas se divide em dois mandatos, de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954, foi o presidente que mais tempo governou o país.
O primeirogoverno de Vargas foi ditatorial com acentuação do regime a partir de 1937; embora seu perfil pessoal tenha sido populista onde as características disso foram: apoio a classe trabalhadora, aindustrialização do país e a unificação das unidades da federação. A vida dos trabalhadores e cidadãos comuns não sofria aparentemente muitas mudanças. Neste mandato ele criou a CLT – Consolidação das LeisTrabalhistas, o salário mínimo, a Carteira Profissional, instituiu 48 horas semanais de trabalho, féria remunerada, instituiu o dia do Trabalho – 1º de Maio. Fez grandes criações na área deinfra-estrutura: a CNS - Companhia Siderúrgica Nacional em 1940, a Vale do Rio Doce em 1942, a Hidrelétrica do Vale São Francisco em 1945.
Para manter a ordem em seu governo, ele não aceitava idéiasoposicionistas, sendo assim teve pulso forte com os representantes de classes em geral, havia censura aos meios de comunicação: rádio, jornais, folhetins, música e proibia todo tipo de manifestação pública. Nosegundo mandato criou a Petrobras e trouxe um grande desenvolvimento industrial para o Brasil. Sua política econômica gerou muitos empregos com favorecimento expressivo aos trabalhadores do país.
Paravoltar ao poder em 1951, Vargas usou de marketing pessoal, ou seja, durante sua campanha deixava claro tudo o que fez pelos trabalhadores, enfatizando todos os seus feitos.
Podemos entender um poucomais sobre o populismo a partir da relação entre o Estado e a sociedade num contexto de regime democrático, onde os governantes buscam o apoio popular para obterem vitórias eleitorais e programar seusprojetos políticos. A contrapartida dessa política é concessão de benefícios econômicos e sociais.

O populismo pode ser caracterizado também como política demagógica de manipulação da população...
tracking img