Fund. filosoficos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
fuUNIVERSIDADE ANHANGUERA - CAMPUS 2
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS
DA EDUCAÇÃO

Nome: Girlane Gomes Dutra da Silva RA: 5308955274
Nome: Cibele Navarro R. do Nascimento RA: 4997014185
Nome: Marli S.M. Amaro da Silva RA: 5308955274
Nome: Alessandra Figueiredo RA:5569145880

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue
Como requisito para conclusão da disciplina “Pedagogia
da Educação” ministrada pelo Professor EAD
Dr. Potiguara Acácio Pereira, sob orientação.
da professora-tutora à distância Claudia Maria de Souza Oliveira.

Santo André, Setembro de 2012.
APRESENTAÇÃO

A escola contemporânea encontra-se diante degrandes transformações na sociedade. Por este motivo é necessário que a escola se posicione de forma que haja uma transformação no homem e consequentemente na sociedade.
É necessário que haja uma transformação na concepção de ensino-aprendizagem, uma vez que a decadência da sociedade com problemas de aprendizagem e inclusão social se mostra de forma tão atenuante.
Diante desses relatos, estetrabalho trata da necessidade dessa transformação apresentando, a importância da filosofia na educação, no mundo e a dificuldade de sua implementação no currículo escolar e desigualdades que estão inseridas no ambiente social, cultural e educacional. Também são citadas as diferenças da escola do futuro que já são utilizadas por uma pequena minoria de alunos em algumas regiões, a influência.
daIndústria Cultural que atua fortemente dentro das escolas ditando regras e condutas; e mostra a relação da teoria de Pierre Bourdieu com o sistema educacional no Brasil.

1. A FILOSOFIA NA SOCIEDADE E NO MUNDO ATUAL
A IMPORTÃNCIA DA FILOSOFIA NA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE E DO MUNDO EM QUE SE VIVE E AS DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DESTA DISCIPLINA NO CURRÍCULO ESCOLAR

A importância social dafilosofia é quebrar barreiras para que o indivíduo através do seu esforço alcance um estado pleno de satisfação, que ocasionará um momento de felicidade.
Pois a filosofia em sua finalidade fazer com que ele entenda o breve momento atingido.
Podemos dizer que sua missão principal, é tornar viável, possível, é quebrar conceitos existentes, mostrando ao sujeito mudanças de  comportamento em relação aomeio em que vive.
A filosofia como todas as disciplinas visam em primeiro lugar o conhecimento.
O conhecimento que se refere é aquele que dá unidade e sistematiza o corpo da ciência, e que  resultam de um exame crítico dos fundamentos de nossas convicções, preconceitos e crenças.
O ensino da filosofia move-se geralmente num corredor estreito, entre o descritivismo e o doutrinarismo, em ambos oscasos, se procura uma filiação impossível, a da filosofia no paradigma da utilidade.
É preciso saber que, uma coisa é filosofia, outra a história da filosofia, e o fato de a filosofia não possuir objetos específicos não transforma a tradição no seu território. Para a filosofia, a história da filosofia pode funcionar como esclarecimento informal relativamente aos seus problemas atuais, para ahistória da filosofia, a filosofia pode ser um elemento da reativação e reformulação de problemas “tradicionais”.
Um dos maiores problemas da filosofia é a escolha dos conteúdos a lecionar no currículo acadêmico.

2. A DIFERENÇA DE REALIDADES NA SOCIEDADE

“Como uma sociedade pode comportar duas realidades tão diferenciadas”

A Educação é a base fundamental em todo o processo de socialização de umser humano, pois cabe a ela a incumbência de formar cidadãos cheios de conscientização e críticos.
O projeto apresentado para a sala de aula do futuro é extremamente audacioso para o padrão econômico do país, pois de um lado está uma escola onde a tecnologia mais aguardada por estudantes e pelo corpo docente está sendo testada em algumas instituições do país, mas em outro prisma encontramos...
tracking img