Fund. cienc. soc.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Página 22 questões 1-13
1) Selecione um parágrafo do texto que sintetize o argumento de que o conhecimento é uma característica essencialmente humana.

R: “O homem, portanto, distingue-se das demais espécies existentes porque grande parte de seu comportamento não se desenvolve naturalmente em sua relação com o mundo, nem se transmite à sua descendência pelos genes. Ele é um animal quenecessita de aprendizado para adquirir a maior parte de suas formas de comportamento.”

2) Faça um informe comparando os vários aspectos do processo de desenvolvimento dos seres humanos com os dos animais.

R:

3) Qual o principal argumento usado para justificar a importância da linguagem e da comunicação para os seres humanos?

R: A necessidade da transmissão de conhecimento para odesenvolvimento da espécie.

4) O texto deixa claro que sem o desenvolvimento da ciência não teria sido possível chegar à sociologia. Enuncie as características que o texto atribui à ciência.

R:

5) Como o texto analisa diferentes momentos da história da humanidade no que diz respeito ao desenvolvimento do conhecimento humano? Faça uma síntese localizando as principais etapas numa linhado tempo.

R:

6) Dissemos neste capítulo que as características de cada espécie animal são transmitidas a seus descendentes por meio da bagagem genética. Procure exemplos em notícias publicadas em jornais e revistas que comprovem ou não essa hipótese.

R: Físicas sim (pode haver o caso de o animal nascer com alguma mutação), mas nem todos os animais são desta forma se tratando decomportamento. Há o fator cultural envolvido em determinadas espécies de animais. Como por exemplo, um grupo de chimpanzés, que aprende a usar gravetos para pegar cupins em cupinzeiros, o de outros chimpanzés, que usam pedras para quebrar cocos e nozes, em ambos os casos os chimpanzés aprendem a usar ferramentas que não sabiam utilizar. É a característica que estes grupos distintos tem e que sãoaprendidos por longos anos e muita observação dos membros mais velhos do grupo. O homem ao nascer entra numa história construída por seus antepassados e recebe uma bagagem composta de valores, expectativas, comportamentos, etc. No decorrer do seu desenvolvimento aprende a se relacionar com diversos grupos. Este aprendizado se converte em marcas que se levam para todas as diversas áreas como amizades,vida profissional, sentimental, etc.

7) Além das reações instintivas típicas de sua espécie, como dormir, alimentar-se quando tem fome, reproduzir-se, que outras características o homem desenvolveu?

R: Aprendizado, adaptação da vida em sociedade, sexualidade e amor, espiritualidade e religião, arte e música.

8) O aprendizado é uma das formas que o homem desenvolveu para transmitir acultura de uma geração a outra. Faça um relato baseado em sua experiência pessoal que ilustre essa afirmação.

R: O aprendizado acontece em nossas vidas no primeiro minuto de vida, pois os pais querem ensinar seus filhos a falar, a torcer para o mesmo time deles, a serem da mesma religião, mas aquela criança ainda não tem autonomia na sua vida, e esses laços que são ensinados desde pequeno, namaioria das vezes se refletem quando a criança atingir a idade adulta, como por exemplo um pai que leva seu filho desde pequeno para a igreja católica, ensina orações, o coloca no catecismo, etc. E depois este mesmo indivíduo fará a mesma coisa com seus filhos, e assim sucessivamente.

9) O que você entendeu pela frase: “O que caracteriza o homem é a riqueza e sutileza, a variedade e aversatilidade de sua natureza”, de Ernst Cassirer, citada no texto? Procure ilustrar suas ideias com uma pesquisa a respeito da variedade de culturas existentes.

R: Sim, pois um ser humano apesar de seu contexto familiar pode receber influência da sociedade, vai chegar a hora de ele optar o que vai ser melhor para ele, apesar de seus aprendizados culturais. Até porque não há cultura certa ou errada,...
tracking img