Funcoes organicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Funções Orgânicas
26/10/2010
O enorme número de compostos orgânicos existentes nos obriga a agrupá-los em classes semelhantes, denominadas Funções Orgânicas. Função Orgânica é umconjunto de substâncias com propriedades químicas semelhantes (denominadas Propriedades Funcionais).

Outra tarefa dificílima é dar nomes a milhões de compostos orgânicos. Até o séculopassado, os nomes eram dados arbitrariamente, apenas lembrando a origem ou alguma característica dos compostos (o Ácido Fórmico, por exemplo, recebeu este nome por ser encontrado em formigas).Com o crescimento do número de compostos orgânicos conhecidos a situação foi se complicando de tal modo que, os químicos, reunidos no Congresso Internacional de Genebra (1892),resolveram iniciar uma racionalização na nomenclatura orgânica. Após várias reuniões internacionais, surgiu a denominada Nomenclatura IUPAC (sigla para "International Union of Pure and AppliedChemistry", isto é União Internacional de Química Pura e Aplicada).

A nomenclatura IUPAC é formada por inúmeras regras, com objetivo de se dar nomes bastantes lógicos aos compostosorgânicos, de modo que:

- Cada composto tenha um nome diferente que os distinga de todos os demais;

- Dada a fórmula estrutural de um composto, seja possível elaborar seu nome evice-versa.

- A nomenclatura oficial da IUPAC leva em consideração o número de Carbonos, os tipos de ligações entre eles e a função a que pertencem as substâncias. Assim, o nome de uma cadeiaaberta normal é composta por três partes: um prefixo, que indica o número de átomos presentes na cadeia, um intermediário, que indica o tipo de ligação entre os átomos de Carbono, e umsufixo, que indica a função a que pertence o composto orgânico. Veja a tabela acima:

Saiba Mais no GrupoEscolar.com: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/funcoes-organicas.html
tracking img