Funcoes administrativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Funções Administrativas:
as funções da administração teve como seu precursor Henri Fayol, um francês nascido em 29 de julho de 1841 e morto em 1925. Ele fundou as teorias clássicas da administraçãoque conhecemos e que foram aperfeiçoadas nos últimos anos. As funções administrativas são aquelas que coordenam as demais funções da empresa.
Elementos da função administrativa:
• Planejar –Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. “Visualiza o futuro e traça o programa de ação”.(CHIAVENATO,2004).
• Organizar - É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido. “Montar uma estrutura humana e material para realizar oempreendimento” (MAXIMINIANO, 2005).
• Comandar - Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita,assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos. “Toda empresa precisa de um comando, e essa missão se reparte entre os diversos chefes da empresa quepodem tirar o melhor proveito possível dos agentes que compõem sua unidade” (FAYOL, 1989).
• Coordenar/dirigir - A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudese esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas. “Reunir, unificar, dirigir, orientar e harmonizar toda atividade e esforço” (MAXIMINIANO, 2004) - (CHIAVENATO, 2004).
• Controlar - éestabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar aprobabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas. “Verificar-se se tudo ocorre de acordo com as regras e as ordens” (CHIAVENATO, 2004).
Segundo Fayol, essas cinco funções...
tracking img