Funcionamento de uma economia de mercado, com ênfase na oferta e na demanda de mercado.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSOCIAÇÃO TERESINENSE DE ENSINO S/C LTDA - ATE


FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA

PROFESSOR: ANTONIO DE PÁDUA SILVA DOS SANTOS



















FUNCIONAMENTO DE UMA ECONOMIA DE MERCADO, COM ÊNFASE NA OFERTA E NA DEMANDA DE MERCADO.




FRANCISCORODRIGUES TEIXEIRA JUNIOR





















TERESINA
2013
FRANCISCO RODRIGUES TEIXEIRA JUNIOR




















FUNCIONAMENTO DE UMA ECONOMIA DE MERCADO, COM ÊNFASE NA OFERTA E NA DEMANDA DE MERCADO.Trabalho apresentado à disciplina Introdução à economia como requisito parcial para obtenção de nota



















TERESINA
2013
Introdução



O sistema de economia de mercado é o meio mais eficiente de organizar e coordenar as atividades econômicas, há muitas situações em que esse sistema não é utilizado. Caracteriza-se pela existênciada iniciativa privada, isto é, as entidades de carácter privado são detentoras da propriedade dos meios de produção.

No entendimento da economia de mercado deve-se entender o funcionamento dos fluxos reais e monetários.Ao fluxo de produção, bens e serviços denominamos o chamado fluxo real da economia e paralelamente ao fluxo real temos o monetário em que se insere o pagamento dosbens e serviços e a remuneração dos fatores de produção.

Na economia de mercado atuam em conjunto as forças da oferta e da demanda, determinando o preço. No mercado de bens e serviços formam-se os preços dos bens e serviços enquanto no mercado de fatores de produção são determinados os preços dos fatores de produção. Exemplos: salário, juros e aluguéis.Desenvolvimento



Fluxos reais e monetários:



O sistema de economia de mercado tende a garantir que os bens e serviços desejados pelos consumidores sejam oferecidos pelo menor preço possível, que os recursos sejam usados onde forem mais valorizados.

O mercado prescinde de uma localização específica. Ele existe quando compradorese vendedores interagem para comprar e vender um produto específico. O sistema de mercado refere-se à compra e venda de uma mercadoria e à consequente distribuição de recursos onde suas aplicações forem mais valorizadas.



A base organizacional dos Sistemas Econômicos é constituída de dois flluxos: Fluxo Real e o Fluxo Monetário. A sociedade organiza as suas atividadeseconômicas a partir da conjunção desses elementos. Esses fluxos, bem como suas organizações constituem uma das primeiras formas da análise econômica, destinadas a explicar a dinâmica das economias e o seu funcionamento, e podem ser assim descritos: primeiro, o Fluxo Real descreve as relações entre as unidades familiais (proprietárias de recursos, podendo ser também um indivíduo isolado) e as unidades deprodução (mobilizadora dos recursos existentes, representadas pelas empresas).

Em segundo lugar, o Fluxo Monetário descreve o processo de geração de renda e de poder aquisitivo. Em outras palavras, são os grupos familiares constituídos por indivíduos que exercem atividades produtivas que empregam suas forças de trabalho na produção. Portanto, quanto mais recursos essespuderam empregar nas unidades de produção, tanto mais expressivo será o volume real dos bens e serviços produzidos.

Esse grupo familiar fornece trabalho, capacidade empresarial, capacidade tecnológica e também recursos da terra e poupança para a formação de capital. Finalmente contemplado o Fluxo, os bens e serviços fluem das unidades de produção novamente para as famílias,...
tracking img