Funcionalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LE CORBUSIER e os princípios do FUNCIONALISMO
 A primeira doutrina a marcar a arquitectura moderna ficou a dever-se a

Le Corbusier.

 Suíço de nascimento, cedo se radicou em Paris iniciando aí a sua

actividade artística nas áreas da pintura e da gravura.

 Trabalhou com Auguste Perret, e depois em Berlim , com Peter

Behrens.

 Escreveu em 1918 a obra “ Aprés le Cubisme” ondedefendeu a

estrutura rigorosa dos objectos e a clareza das composições num espírito de grande racionalidade. Em 1920 expôs as suas teorias na revista “ L’ Esprit Nouveau”. A compilação das suas ideias deu origem à obra” Para uma Arquitectura”, que constituiu o embrião do Funcionalismo.



Procurou criar uma relação estreita entre a arquitectura e a indústria na procura de uma construçãoque correspondesse de forma técnica , racional e materialista aos problemas da sociedade do seu tempo.

 Defendeu uma arquitectura prática, preocupada com a economia de

meios e de gastos, socialmente comprometida, ou seja apostada em encontrar soluções viáveis para, com qualidade e economia, resolver os problemas da construção nas grandes cidades.
 Os seus estudos incidiram sobre oscomportamentos colectivos,

hábitos e necessidades e ritmos de vida das pessoas, assim como a melhor forma de racionalizar os espaços.

 O resultado dessas pesquisas encontra-se descrito nas suas obras “

Para uma Nova Arquitectura “,(1923) e o Modulor(1940).

O MODULOR

Viajou pela Europa e na sua passagem pela Alemanha trocou com Peter Behrens alguns conhecimentos sobre a razão de ouro.Depois disso, Le Corbusier foi para Atenas estudar o Partenon e outros edifícios da Grécia Antiga. A forma como os gregos usaram a razão de ouro nos seu trabalhos foi fonte de inspiração para este arquitecto, chegando mesmo a afirmar que foi a forma como os gregos usaram uma escala, a medida grega do homem, que o impressionou. O livro «Vers une Architecture» mostra uma nova forma da arquitecturabaseada em muitos edifícios antigos que incorporam a razão de ouro. Entre 1942 e 1948, Le Corbusier desenvolveu um sistema de medição que ficou conhecido por «Modulor». Baseado na razão de ouro e nos números de Fibonacci e usando também as dimensões médias humanas (dentro das quais considerou 183 cm como altura standard), o Modulor é uma sequência de medidas que Le Corbusier usou para encontrarharmonia nas suas composições arquitecturais. O Modulor foi publicado em 1950 e depois do grande sucesso, Le Corbusier veio a publicar, em 1955, o «Modulor 2».

Características do sistema modular
Uma das propostas de LeCorbusier, a Casa Dom-ino de 1915, apresentava alguns elementos estandardizados como pisos, colunas, escadas e esquadrias. A partir destes elementos formava-se uma planta livre,permitindo uma variedade de configurações internas e externas e liberdade de orientação. O seu interior era composto por divisórias leves e por portas e armários embutidos, produzidos em série pela industria. Seriam esses elementos que definiriam a modulação da casa. Casa Dom-Ino

 Nas suas obras teóricas definiu o seu objectivo: o de encontrar

normas padronizadas para desenhar e projectarhabitações económicas, acessíveis à maioria das pessoas, onde estas pudessem viver com padrões de conforto, higiene, salubridade e funcionalidade.

 Estas concepções, marcadas por uma grande racionalidade e

pragmatismo, levaram-no a definir as habitações como “ máquinas para viver”.

 Le Courbusier pôs as suas ideias em prática pela primeira vez na

construção da casa Dom-Ino, de 1914, edefiniu os aspectos que considerava essenciais numa construção nos” Cinco Pontos da Nova Arquitectura, “datado de 1926.

 Assim a casa devia ser apoiada em pilotis ( pilares) que serviam para sustentar e isolar o edifício das humidades;  os tectos planos eram aproveitados para terraços e jardins na cobertura: as plantas livres assim como as fachadas;  As janelas eram colocadas em longas...
tracking img