Funcionalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia da Educação




O Funcionalismo

O funcionalismo teve como principais representantes Durkheim, Parsons e Merton e influenciou a educação desde a escola tradicional até hoje. Ateoria sociológica denominada funcionalismo interpreta os fatos sociais com base na função que eles desempenham, mantendo assim a estrutura social de uma determinada cultura. No âmbito educacional essateoria é de caráter socializante, pois vê a educação côo fator determinante no comportamento de um individuo dentro de uma sociedade que se queira preservar.
Segundo Durkheim, funcionalista, otrabalho deve ser cada vez mais especializado, onde cada ser passe a depender do outro para cumprir sua função, tornando assim a tarefa solidarizante. Para ele a sociedade é a responsável pela seleção deinteresses do individuo. Ela obriga-o a exercer e desenvolver os estados físicos, intelectuais e morais do qual o ambiente em que vive reclama.
Durkheim acredita que para se compreender um sistemade educação deve-se considerar toda sua historia, reconhecendo assim seus ideais, desejos e propensões futuras.
Para Merton o conhecimento da “disfunção”, “função manifesta” e “função latente”fornecem ao pedagogo ajuda extra no estudo, análise e interpretação de conflitos presentes na sociedade.
Parsons defende o modelo estrutural-funcionalista onde a estrutura é resultante dasinstitucionalizações presentes nas áreas culturais, nas idéias, valores e símbolos.
Admitem-se neste modelo 4 estruturas: os valores, as normas, a coletividade e o papel. Destes, o papel é a unidade básica dasociologia, que não se interessa pelo individuo, mas pelo papel que ele representa.
A estrutural-funcional tem raízes na psicologia e na antropologia e cabe a elas nos mostrar o significado deste modode investigação.
O funcionalismo, como toda teoria sociológica, sofre criticas. Acredita-se que a educação é uma mera reprodutora das desigualdades sociais. A escola passa a ser um instrumento de...
tracking img