Funcionalismo de emile durkhein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Funcionalismo de Émile Durkheim.

O funcionalismo é uma teoria sociológica criada com o intuito de explicar fenômenos sociais, realizando o papel das instituições na sociedade. Quando algumamudança social promove um equilíbrio harmonioso, é considerado funcional, quando não, é considerada disfuncional. O principal propósito de Durkheim, relacionado a educação moral, era comunicar aosprofessores o sistema de moral que ele esperava para transmitir aos jovens, para parar a degeneração moral percebida na sociedade francesa.
Émile Durkheim, nasceu dia 15 de abril de 1858, na LorenaEpinal, França, e foi o fundador da escola francesa de sociologia. Era descendente de uma linhagem de rabinos, porém negou a sua herança. Ele era insatisfeito não só com a sua religião, mas também oensino que ele havia recebido.
Ele se recusou a seguir uma carreira tradicional de filosofo e trabalhou para adquirir os conhecimentos científicos necessários para uma contribuição à direção moral dasociedade. Seus anseios de ciência aumentaram após uma viagem à Alemanha, onde se encontrou com a psicologia científica.
A principal preocupação de Durkheim foi a influência das grandes estruturasda sociedade e da própria sociedade. Cuidados sobre fatos sociais. Ele foi o verdadeiro pai da sociologia e da antropologia.
Durkheim argumentou que, para diferenciar-se da filosofia (teoria daciência), sociologia (ciência empírica), devem ser orientadas para a investigação empírica. Seu objetivo foi estudar os fatos sociais, que são todos os eventos ou fenômenos sociais, tais como a educação,família, entre outros. Os fatos são externos, e são capazes de definir a sociedade e os indivíduos que a compõem.
Ele também distinguiu dois grandes tipos de fatos sociais: o material e oimaterial. Os materiais são mais leves, pois são reais entre as entidades e elementos do mundo exterior, enquanto os imateriais abrangem o interno, como exemplo, normas, valores e cultura.
Os tipos de...
tracking img