Func A O Produc A O Cleiton

402 palavras 2 páginas
Julgamento da contribuição da produção

A habilidade de qualquer função produção pode ser avaliada pela consideração de seus propósitos ou objetivos organizacionais. O modelo de quatro estágios foi desenvolvido para fazer essa avaliação do papel competitivo e a contribuição da função produção de qualquer tipo de empresa. O modelo dos quatro estágios avalia a progressão dessa função produção, do negativo que é o estágio 1 para o excelente estágio 4, onde a função produção se torna o elemento central de estratégia competitiva.

Estágio 1 - Neutralidade interna

Neste nível a contribuição da função produção é mais baixa, pois seu potencial se mantém neutro podendo até prejudicar a eficácia competitiva da organização. A função produção mantém-se voltada para dentro, reage pouco para mudanças interna ou externa e assim contribuindo pouco para o sucesso competitivo.

Estágio 2 – Neutralidade externa

Para alcançar esse estágio a função produção começa uma etapa de comparar-se com organizações ou empresas similares, podendo assim comparar seus desempenhos e práticas aos das concorrentes, assim buscando adotar as melhores práticas e as melhores ideias e normas de desempenho adotada por outras empresas do setor, para poder tentar ser externamente neutra.

Estágio 3 – Apoio interno

Nesse estágio provavelmente a função produção estará com um desempenho que a coloque entre as melhores empresas concorrentes. Isso é alcançado obtendo-se uma visão clara da concorrência ou dos objetivos estratégico da empresa e desenvolvendo-se os recursos de produção apropriados para se manter eficaz na concorrência. Nesse estágio a produção esta tentado dar “apoio interno” ao fornecer uma estratégia crível.

Estágio 4 – Apoio externo

Embora o estágio 3 seja considerado o limite de contribuição da função produção, o estagio 4 vê a função produção como provedora da base para o seu sucesso competitivo. A produção olha para longo prazo prevendo as mudanças que poderão ocorrer no mercado e

Relacionados