Fun03

874 palavras 4 páginas
Tema 3: Perfís
Constituição
do
Profª Ms Elaine Cristina
Vaz Vaez Gomes

Pedagógicos na
Serviço
Social

Para Início de Conversa

Abreu revela com base em suas analises que são três perfis pedagógicos. Destacando que sua obra “traz uma configuração de três perfis pedagógicos identificados na constituição do
Serviço Social na Sociedade brasileira,

considerando a relação profissional a partir de estratégias educativas denominadas como pedagogias da ajuda, da participação e da perspectiva de construção de uma pedagogia emancipatória pelas classes subalternas”.
Abreu (2011, p. 38).

Abreu (2011) recorre a Gramsci em seus estudos, colocando que “a análise gramsciana sobre a questão pedagógica, vinculando-a ao amplo processo de luta de classes pela hegemonia na sociedade.

Para Gramsci “cada relação de hegemonia é necessariamente uma relação pedagógica, não limitando esta pedagogia às relações especificamente escolásticas”. Abreu (2011, p. 19)

Para explicitar sobre a relação existente ao americanismo e a teoria de análise com base em Gramsci nesse processo de estudo dos perfis pedagógicos do assistente social a autora Abreu (2011, p. 18)

Um aprofundamento sobre questões pertinentes ao americanismo e o fordismo conforme análise Gramsciana, a partir da qual o nexo americanismo/fordismo refere-se à constituição da hegemonia da burguesia industrial americana.

Motivo pelo qual é utilizado o temo americanismo e também a necessidade de falar dos assuntos a respeito dos modelos fordistas e tayloristas.

A autora menciona que o americanismo e o fordismo referem-se à constituição da hegemonia da burguesia industrial americana, isto é, do americanismo.

Continuando

O Welfare State com base nos estudos de
Abreu (2011) pode ser entendido como um reordenamento societário sob o domínio do capital, cuja experiência em países avançados mantém-se por três décadas, iniciando em
1945.

salienta a autora Abreu (2011, p. 81) que tal período foi conhecido como “a denominada
era

Relacionados