Funçao referencial

Funções da linguagem. são recursos de ênfase que actuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação. Um texto pode apresentar mais de umafunção enfatizada.
Elementos da comunicação
* 1. Canal: meio pelo qual circula a mensagem.
* 2. Emissor: indivíduo ou grupo que codifica (emite) a mensagem.
* 3. Receptor: indivíduo ou grupoque decodifica (recebe) a mensagem.
* 4. Mensagem: o próprio texto transmitido.
* 5. Referente: conteúdo da mensagem, objeto ou situação a que a mensagem se refere, contexto relacionado aemissor e receptor.
* 6. Código: conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem, normalmente uma língua natural.
Função referencial ou denotativa
A mensagem é centrada noreferente,referencial, no assunto (contexto relacionado a emissor e receptor). O emissor procura fornecer informações da realidade, sem a opinião pessoal, de forma objetiva, direta, denotativa. A ênfase é dada aoconteúdo, ou seja, às informações. Geralmente, usa-se a 3ª pessoa do singular. Os textos que servem como exemplo dessa função de linguagem são os jornalísticos, os científicos e outros de cunho apenasinformativo. A função referencial também é conhecida como cognitiva ou denotativa.
Características
* neutralidade do emissor;
* objetividade e precisão;
* conteúdo informacional;
*uso da 3ª pessoa do singular (ele/ela).
Função Referencial (ou Denotativa)

Essa função ocorre quando o destaque na comunicação é o referente, ou seja, o objeto da mensagem ou a situação nelaabordada. A intenção do emissor é transmitir informações sobre o referente. Os textos científicos, jornalísticos e didáticos representam exemplos dessa função da linguagem.
No texto jornalístico acima, oemissor transmite sua mensagem ao receptor, informando-lhe sobre os riscos que o uso excessivo do petróleo pode acarretar ao planeta Terra.

Apresentação:
Apresentar os objetivos do trabalho ....
tracking img