Funçaõ da escola e papel do professor

O papel da escola se modificou ao longo dos anos acompanhando os avanços e necessidades da sociedade, mudanças essas que foram significativas para os paises, principalmente no que diz respeito aofuncionamento e acesso a população Brasileira ao ensino publico.
A escola como instituição social possui objetivos e metas, empregando e reelaborando os conhecimentos socialmente produzidos. Aescola tem uma função, que é especifica dela que é ensinar, e hoje ensinar é ajudar os alunos a desenvolver sua capacidade intelectual e reflexiva em face da complexidade do mundo moderno e da influênciaforte da mídia, principalmente da televisão, em face de todo um conjunto de problemas sociais, a escola precisa manter essa característica de ensinar.
Há diversos tipos de professores noensino fundamental. Os mais tradicionais contentam-se em transmitir a matéria que está no livro didático. Suas aulas são sempre iguais, o método de ensino é quase o mesmo para todas as matérias,independentemente da idade e das características individuais e sociais dos alunos.
Os professores que se julgam mais atualizados (vamos chamá-los de progressistas) variam bastante os métodos de ensino.Preocupam-se mais com as diferenças individuais e sociais dos alunos, costumam fazer trabalho em grupo ou estudo dirigido, tentam usar mais diálogo ou são mais amorosos com os alunos.
Oprofessor, na sala de aula, utiliza-se dos conteúdos da matéria para ajudar os alunos a
desenvolverem competências e habilidades de observar a realidade, perceber as propriedades e
características do objetode estudo, estabelecer relações entre um conhecimento e outro, adquirir
métodos de raciocínio, capacidade de pensar por si próprios, fazer comparações entre fatos e
acontecimentos, formar conceitospara lidar com eles no dia-a-dia de modo que sejam instrumentos mentais para aplicá-los em situações da vida prática.
O papel do professor, portanto é o de planejar, selecionar e organizar...