Funções e cores dos capacetes na construção civil

TAMYRIS ARIAS


Engenharia Civil – 1ºB

























Marília – SP
2013

Cores de capacetes de segurança para cada função na Construção Civil.





Uma empresa, utiliza diferentes cores de capacetes justamente para distinguir as funções de todos os funcionários que prestam serviços à mesma. Não existe uma norma que imponha o emprego dedeterminada cor a uma ocupação precisa. Cada companhia contratada responsável por uma construção, estabelece as cores discriminando-as de acordo com o grau de importância na obra. A utilização dos capacetes de coloração distinta, auxilia numa melhor organização para a gerência; ajudando assim a não desperdiçar tempo ao ter de identificar funcionários de setores contrários.






Algunsexemplos:








CAPACETE CINZA OU BRANCO COM TRÊS FRISOS:




Engenheiro
O que faz: cuida da execução dos projetos – estrutural, arquitetônico, elétrico e hidráulico. Orienta o mestre-de-obras, ou o encarregado, a respeito de questões técnicas e de acabamentos.
Quando atua: desde as fundações até a conclusão da obra.

Arquiteto
O que faz: cria o projeto e aprova as plantas naprefeitura. Além disso, fiscaliza a obra, junto com o engenheiro, para ver se está sendo executada conforme o planejado.
Quando atua: é o primeiro profissional a ser procurado pelo cliente e deve acompanhá-lo até o final da obra.


CAPACETE BRANCO COM UM FRIZO:

Mestre de obras
O que faz: é o intermediário entre o engenheiro e os funcionários. Conhece todas as etapas da obra e confere a execuçãode cada serviço.
Quando atua: desde as fundações até a conclusão da obra.


CAPACETE BRANCO:

Encarregado
O que faz: é um mestre menos qualificado também conhece todas as etapas da obra e coordena o serviço dos demais funcionários. Trabalha sob as ordens do mestre-de-obras ou, na ausência deste, do engenheiro.
Quando atua: desde as fundações até a conclusão da obra.


CAPACETE AZUL:Pedreiro
O que faz: serviços de alvenaria, revestimentos de paredes e de pisos e acabamentos em geral.
Quando atua: desde a montagem do canteiro de obra até os acabamentos.


CAPACETE VERDE:


Servente
O que faz: auxilia todos os profissionais da obra. Transporta materiais, prepara argamassa para revestimentos, limpa o canteiro. Quando atua: do início ao fim da obra.

CAPACETEVERMELHO:

Carpinteiro
O que faz: os andaimes e as formas estruturais para vigas e pilares. Em alguns casos, faz o telhado.
Quando atua: desde a montagem do canteiro de obra, fazendo o barracão e os tapumes, até a conclusão da estrutura. Pode também cuidar do telhado.


CAPACETE LARANJA:

Eletricista
O que faz: realiza a ligação elétrica para a construção, coloca os conduítes, passa afiação, instala tomadas e os interruptores.
Quando atua: sua primeira participação é no canteiro de obras. Retorna ao trabalho durante a execução das lajes, para embutir as tubulações. Reaparece quando são erguidas as paredes, para colocar conduítes, tomadas e interruptores.

Armador
O que faz: é o ferreiro, operário que corta, dobra e monta os ferros estruturais. 
Quando atua: desde as fundaçõesaté a conclusão das lajes.
O proprietário poderá optar por comprar as ferragens já prontas (serviço de corte e dobra), isto só é possível com um projeto estrutural. A vantagem está na rapidez da obra, redução dos desperdícios de barras de ferro e qualidade da peça, é um processo cada vez mais utilizado na construção.


CAPACETE PRETO: 

Técnico em segurança do trabalho
O que faz: atua nainspeção das instalações e dos equipamentos de segurança da empresa; vai fiscalizar as condições de trabalho; elaborar relatórios com propostas de prevenção e apresentar as estatísticas de acidentes, além de instruir os funcionários sobre as normas de segurança e combate a incêndios.
Quando atua: entra  no estágio inicial ou na época de planejamento do programa de segurança exigido pela...
tracking img