Função Conativa ou Apelativa:
“Onde tem parabólica tem MTV. Onde tem MTV tem parabólica.
A MTV esta ainda mais perto de você, sendo transmitido via satélite para milhões de novos domicílios em todoo País. Músicas, cultura e tudo mais ao seu alcance. Descubra como colocar de vez a MTV na sua TV.
Explicação: Nessa reportagem a MTV, quer convencer o publico a filia-se a ele assistir esse canaltambém em via satélite.

Função Emotiva:
“Escrevo para me Sentir Viva.”
Explicação: Escolhi essa historia porque me convenceu que a força de vontade dessa mulher em continuar escrevendo mesmo commuita dificuldade.

Função Fática
Bom-dia!
Oi, tudo bem?
Ah, é!
Huin... hum...
Alô, quem fala?
Hã, o quê?
Explicação:Escolhi essa ligação pois deixa bem claro várias opções de teste nacomunicação e uma tentativa de comunicação.

Função Poética
Que não há forma de pensar ou crer
De imaginar sonhar ou de sentir
Nem rasgo de loucura
Que ouse pôr a alma humana frente a frente
Com issoque uma vez visto e sentido
Me mudou, qual ao universo o sol
Falhasse súbito, sem duração
No acabar.
(Fernando Pessoa)
Explicação: Nesse Poema o Fernando se preocupa muito com a estética dotexto.

Função Referencial:

A índia Everon, da tribo Caiabi, que deu a luz a três meninas, através de uma operação cesariana, vai ter alta depois de amanhã, após ter permanecido no Hospital Base deBrasília desde o dia 16 de março. No início, os índios da tribo foram contrários à idéia de Everon ir para o hospital mas hoje já aceitam o fato e muitos já foram visitá-la. Everon não falava umapalavra de Português até ser internada e as meninas serão chamadas de Luana, Uiara e Potiara.

Explicação: Gostei da informação que foi passada que conta a historia de uma índia que foi dar a luz em umhospital,uma realidade bem diferente da dela.

Função Metalingüística:
Mulher. [Do lat. Muliere.] S. f. 1. Pessoa do sexo feminino após a puberdade.
[Aum.: mulherão, mulheraça, mulherona.] 2.... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Funções linguisticas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fun%C3%A7%C3%B5es-Linguisticas/171894.html

MLA

"Funções linguisticas" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fun%C3%A7%C3%B5es-Linguisticas/171894.html>.

MLA 7

"Funções linguisticas." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fun%C3%A7%C3%B5es-Linguisticas/171894.html>.

CHICAGO

"Funções linguisticas." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fun%C3%A7%C3%B5es-Linguisticas/171894.html.