Funções inorganicas: acidos, bases, sais e óxidos

FUNÇÕES INORGANICAS: ACIDOS, BASES, SAIS E ÓXIDOS

Em química, o grupo de substâncias compostas que possuem propriedades químicas semelhantes, denominadas propriedades funcionais, recebe o nome defunção química. Quando um determinado composto possui características como acidez ou basicidade; solubilidade em água ou reatividade de acordo com determinada função química, diz-se que este pertencea esta função química. As substâncias químicas são classificadas como inorgânicas e orgânicas. As inorgânicas são aquelas que não possuem cadeias carbônicas e as orgânicas são as que possuem. Existemquatro tipos de funções inorgânicas: ácido, base, sal e óxido. O critério de classificação de uma substância numa dessas funções é o tipo de íons que se formam quando ela é dissolvida em água.ÁCIDOS
Segundo Svante Arrehenius, químico sueco que em 1887 realizou inúmeras experiências com substâncias diluídas em água, ácidos são substâncias que, em solução aquosa, aumentam a concentração de íonshidrogênio (H+) que, na presença de água, formam o cátion hidrônio (H3O+).

Características químicas e propriedades dos ácidos
- Possuem sabor azedo (sabor ácido). O limão, o vinagre, o tamarindocontêm ácidos, é por isso que eles são azedos.
- São compostos moleculares (covalentes).
- Os ácidos alteram a cor de certas substâncias chamadas indicadores. Os indicadores têm a propriedade demudar a cor conforme o caráter ácido ou básico das soluções. O tornassol e a fenolftaleína são indicadores de ácidos e bases. A solução de fenolftaleína vermelha fica incolor em presença de um ácido. Jáo papel de tornassol azul fica vermelho.
- Quando em solução aquosa, os ácidos se ionizam, isto é, dão origem a íons, produzindo como cátion H+.
- Em solução aquosa, os ácidos conduzemeletricidade. Isso ocorre porque os ácidos se desdobram em íons.
- Os ácidos reagem com as bases, formando sais e água. Essa reação chama-se reação de neutralização.
Alguns exemplos de ácidos orgânicos (que...
tracking img