Funções inorganicas: acidos, bases, sais e óxidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 17 (4244 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNÇÕES INORGANICAS: ACIDOS, BASES, SAIS E ÓXIDOS

Em química, o grupo de substâncias compostas que possuem propriedades químicas semelhantes, denominadas propriedades funcionais, recebe o nome de função química. Quando um determinado composto possui características como acidez ou basicidade; solubilidade em água ou reatividade de acordo com determinada função química, diz-se que estepertence a esta função química. As substâncias químicas são classificadas como inorgânicas e orgânicas. As inorgânicas são aquelas que não possuem cadeias carbônicas e as orgânicas são as que possuem. Existem quatro tipos de funções inorgânicas: ácido, base, sal e óxido. O critério de classificação de uma substância numa dessas funções é o tipo de íons que se formam quando ela é dissolvida em água.ÁCIDOS
Segundo Svante Arrehenius, químico sueco que em 1887 realizou inúmeras experiências com substâncias diluídas em água, ácidos são substâncias que, em solução aquosa, aumentam a concentração de íons hidrogênio (H+) que, na presença de água, formam o cátion hidrônio (H3O+).

Características químicas e propriedades dos ácidos
- Possuem sabor azedo (sabor ácido). O limão, o vinagre, otamarindo contêm ácidos, é por isso que eles são azedos.
- São compostos moleculares (covalentes).
- Os ácidos alteram a cor de certas substâncias chamadas indicadores. Os indicadores têm a propriedade de mudar a cor conforme o caráter ácido ou básico das soluções. O tornassol e a fenolftaleína são indicadores de ácidos e bases. A solução de fenolftaleína vermelha fica incolor em presença de umácido. Já o papel de tornassol azul fica vermelho.
- Quando em solução aquosa, os ácidos se ionizam, isto é, dão origem a íons, produzindo como cátion H+.
- Em solução aquosa, os ácidos conduzem eletricidade. Isso ocorre porque os ácidos se desdobram em íons.
- Os ácidos reagem com as bases, formando sais e água. Essa reação chama-se reação de neutralização.
Alguns exemplos de ácidos orgânicos(que fazem parte de nossa alimentação), e onde podem ser encontrados:
- Ácido acético: vinagre.
- Ácido tartárico: uva.
- Ácido málico: maçã.
- Ácido cítrico: laranja, acerola, limão.
- Ácido fosfórico: usado na fabricação de refrigerantes à base de cola.
- Ácido carbônico: sob a forma de gás carbônico, é um dos constituintes das águas minerais gaseificadas e dos refrigerantes.
São exemplosde ácidos inorgânicos (que se forem ingeridos podem levar o indivíduo à morte):
- Ácido Clorídrico (HCl): o HCl impuro é comercializado com o nome de ácido muriático e é utilizado principalmente na limpeza de pisos ou de superfícies metálicas antes da soldagem. O HCl é um componente do suco gástrico, conferindo a ele um pH adequado para a ação das enzimas digestivas gástricas.
- ÁcidoFluorídrico (HF): o HF tem a propriedade de corroer o vidro, por isso é usado para fazer gravações em vidros e cristais.
- Ácido Sulfúrico (H2SO4): é utilizado nas baterias de automóvel, na fabricação de corantes, tintas, explosivos e papel; é também usado na indústria de fertilizantes agrícolas permitindo a fabricação de produtos como o sulfato de amônio.
- Ácido Nítrico (HNO3): é usado na fabricação deexplosivos como o trinitrotolueno (TNT) e a nitroglicerina (dinamite); é muito útil para a indústria de fertilizantes agrícolas, permitindo a obtenção do salitre. É usado também na identificação de amostras de ouro.
- Ácido Cianídrico (HCN): ácido utilizado em indústrias diversas, como nas de plásticos, acrílicos e corantes, entre outras. Nos Estados Unidos, é usado nas "câmaras de gás" paraexecutar pessoas condenadas à morte, este ácido libera um gás extremamente tóxico.

Classificação dos ácidos
 Quanto à presença de oxigênio:
- Hidrácidos: não possuem oxigênio na fórmula. Exemplos: Hl, HCN.
- Oxiácidos: possuem oxigênio na fórmula. Exemplos: H2SO4, HIO.

 Quanto ao numero de hidrogênios ionizáveis:
- Monoácidos: 1 H+ . Exemplo: HI.
- Diácidos: 2 H+. Exemplos: H2S.
-...
tracking img