Funções inorgânicas de química

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Funções Inorgânicas  
Letícia R. Teixeira
 
                                                         
Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode 

Sala de Leitura 
                                                       Funções Inorgânicas Funções Inorgânicas
1. Funções Químicas
As substâncias químicas são classificadas como inorgânicas e orgânicas. As inorgânicas são aquelas que não possuem cadeias carbônicas e as orgânicas são as que possuem. As substâncias inorgânicas são divididas em quatro grupos, ácidos, bases, sais e óxidos, chamados de “funções inorgânicas”. As substâncias orgânicas são divididas em hidrocarbonetos, funçõeshalogenadas, funções oxigenadas e funções nitrogenadas e, do mesmo modo, os grupos são denominados “funções orgânicas” (Figura 1).

Figura 1: Classificação das substâncias químicas

As substâncias pertencentes a cada um dos grupos mostrados na Figura 1 possuem propriedades químicas em comum. O que confere as propriedades às substâncias participantes de uma mesma função é sua capacidade de reagir.Substâncias que reagem da mesma forma, quando colocadas em uma mesma situação, normalmente, pertencem à mesma função.

.  1 . 

Sala de Leitura 
                                                       Funções Inorgânicas 

Sabemos, por exemplo, que o metanol (CH3OH) e o etanol (CH3CH2OH) pertencem à função Álcool. Estas substâncias possuem propriedades químicas semelhantes, como a formaçãode ácidos nas reações de oxidação e a formação de gás carbônico, água e energia nas reações de combustão. As Equações 1 e 2 mostram as reações de oxidação do metanol e do etanol, respectivamente:

CH3OH + O2 → HCOOH + H2O (metanol)

(Equação 1)

(ácido metanóico)

CH3CH2OH + O2 → CH3COOH + H2O (etanol)

(Equação 2)

(ácido etanoico ou ácido acético)

Por outro lado, a parafina(C22H46) e o butano (CH3CH2CH2CH3) sofrem reação de combustão, mas não são classificados como álcoois, uma vez que não sofrem reações de oxidação nas mesmas condições que o metanol e o etanol. A parafina e o butano são classificados como Hidrocarbonetos. Veja as classificações na Tabela 1 abaixo: Tabela 1: Classificação de Algumas Substâncias Orgânicas.

Composto

Reação de Oxidação

Reação decombustão

Classificação

Metanol Etanol Butano Parafina

Sim Sim Não Não

Sim Sim Sim Sim

Álcool Álcool Hidrocarboneto Hidrocarboneto

.  2 . 

Sala de Leitura 
                                                       Funções Inorgânicas 

Portanto, atenção! Para descobrir a função química a que pertence uma determinada substância, não basta verificar um só tipo de reação química. Épreciso verificar um conjunto de reações. No nosso exemplo, duas reações foram suficientes para diferenciar hidrocarbonetos de álcoois. Agora que conhecemos um dos procedimentos que os químicos utilizam para classificar as substâncias em funções químicas, vamos apresentar duas funções inorgânicas muito importantes: os ácidos e as bases.

2. Os Ácidos e as Bases: Um Pouco de História
Ocomportamento ácido-base é conhecido há muitos e muitos anos. A palavra ácido (do latim acidus) significa “azedo”, álcali (do árabe al qaliy) significa “cinzas vegetais”. Os termos ácido, álcali e base datam da Antiguidade, da Idade Média e do século XVIII, respectivamente. As teorias ácido-base, ou seja, as teorias que procuram explicar o comportamento dessas substâncias baseando-se em algum princípiomais geral, são também bastante antigas. Em 1789, Antoine-Laurent Lavoisier afirmava que "o oxigênio é o princípio acidificante". Em outras palavras, dizia que todo ácido deveria ter oxigênio. Entretanto, já nesta época, Claude-Louis Berthollet (1787) e Humphry Davy (1810) descreveram vários ácidos que não apresentavam o oxigênio, tais como o ácido cianídrico (HCN), ácido sulfídrico (H2S) e ácido...
tracking img