Funções da linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

Há na comunicação um remetente que envia uma mensagem a um destinatário. Essa mensagem, para ser eficaz, requer um contexto (ou um referente) a que se refere, apreensível pelo remetente e pelo destinatário, um código, total ou parcialmente comum a ambos, e um contato, isto é, um canal físico e uma conexão psicológica entre o remetente e o destinatário, que oscapacite a entrar e a permanecer em comunicação.
1) Emissor: o que emite a mensagem;
2) Receptor: o que recebe a mensagem;
3) Mensagem: o conjunto de informações transmitidas;
4) Código: a combinação de signos utilizados na transmissão de uma mensagem. A comunicação só se concretizará, se o receptor souber decodificar a mensagem;
5) Canal de comunicação: por onde amensagem é transmitida: TV, rádio, jornal, revista, cordas vocais, ar;
6) Contexto: a situação a que a mensagem se refere, também chamado de referente.
CONTEXTO
MENSAGEM
REMETENTE __________________________ DESTINATÁRIO
CONTATO
CÓDIGO

• código = termo usado no lugar delíngua (sistema linguísticos e não-linguísticos).
• subcódigos = introduzem no esquema de comunicação a questão da variação linguística: há variantes consideradas mais ou menos prestigiosas pelos usuários.

REFERENCIAL
(centrada no contexto ou referente)
EMOTIVA POÉTICA CONATIVA
(centrada no remetente) (centrada na mensagem) (centrada no destinatário)
FÁTICA
(centrada no contato)METALINGUÍSTICA
(centrada no código)

Ressaltamos que, na teoria da comunicação, costuma ser considerado ruído qualquer perturbação na comunicação, qualquer problema para a compreensão das informações, inclusive a incompreensão do próprio código.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Ao estudarmos a comunicação, devemos levar em consideração que o ato comunicativo apresenta seis elementos e cada umdeles determina uma diferente função da linguagem. Os estudos sobre as funções da linguagem são úteis para a leitura e a produção de mensagens verbais. Para o linguista russo Roman Jakobson (2001, p.122-123):

(...) a linguagem deve ser estudada em toda a variedade de suas funções (...) Para se ter uma ideia geral dessas funções é mister uma perspectiva sumária dos fatores constitutivos detodo processo linguístico, de todo ato de comunicação verbal. O remetente envia uma mensagem ao destinatário. Para ser eficaz, a mensagem requer um contexto a que se refere (ou ‘referente’), apreensível pelo destinatário, e que seja verbal ou suscetível de verbalização; um código total ou parcialmente comum ao remetente e ao destinatário (ou em outras palavras ao codificador e ao decodificador damensagem); e, finalmente, um contato, um canal físico e uma conexão psicológica entre o remetente e o destinatário, que os capacite a ambos a entrarem e permanecerem envolvidos na comunicação verbal.

Tendo em vista as várias funções da linguagem que ocorrem no processo de comunicação, os homens se comunicam com diferentes fins. O emissor, ao transmitir uma mensagem, sempre tem umobjetivo: informar algo, ou demonstrar seus sentimentos, ou convencer alguém a fazer algo, entre outros; consequentemente, a linguagem passa a ter uma função. As mensagens (os textos) não têm apenas uma função, mas várias ou mesmo todas, hierarquizadas, i.e., há em cada texto uma função dominante. Os textos-mensagens empregam procedimentos linguísticos e discursivos que produzem efeitos de sentidorelacionados com as diferentes funções e que nos permitem identificá-las.

A estrutura verbal de uma mensagem depende basicamente da função predominante e será difícil encontrarmos mensagens verbais relacionadas a uma única função. Estas funções não são excludentes, mas se organizam hierarquicamente como funções predominantes ou não. Em um mesmo contexto, duas ou mais funções podem ocorrer...
tracking img