Função social da escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

Joziane Simão

Profª. Jussara Maria Maçaneiro Nascimento

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED 8471) – Pratica Educativa Modulo II
06/02/10

RESUMO

A escola centrada no pleno desenvolvimento do educando precisa estar buscando maneiras de fazer deste processo educativo algo prazeroso, desafiador. Nesse sentido,o objetivo desse trabalho é refletir sobre como esse processo tem acontecido e quais os resultados alcançados até aqui, e ainda, o que é possível ser feito para obter melhores resultados, referindo-se: professores, gestores, alunos e comunidade (família), procurando, assim, resgatar a função social da escola. Onde o aluno encontre motivos para estar ali e participar de maneira ativa, dinâmica,construindo seu aprendizado, pois, uma sociedade só é de fato democrática quando os cidadãos que dela fazem parte são em primeiro lugar alfabetizados, reflexivos, com condições reais de exercerem sua participação e cidadania, conhecedores de seus direitos e deveres; e o caminho a ser seguido para chegar a esse patamar é um processo educativo verdadeiramente funcional.

Palavras-chave: FunçãoSocial; Gestor.

1 INTRODUÇÃO

A sociedade tem avançado em vários aspectos, e mais do que nunca é imprescindível que a escola acompanhe essas evoluções, que ela esteja conectada a essas transformações, falando a mesma língua, favorecendo o acesso ao conhecimento que é o assunto crucial a ser tratado neste trabalho.

É importante refletirmos sobre que tipo de trabalho temos desenvolvidoem nossas escolas e qual o efeito, que resultados temos alcançado. Qual é na verdade a função social da escola? A escola está realmente cumprindo ou procurando cumprir sua função, como agente de intervenção na sociedade? Eis alguns pressupostos a serem explicitados nesse trabalho. Para se conquistar o sucesso se faz necessário que se entenda ou e que tenha clareza do que se quer alcançar, aescola precisa ter objetivos bem definidos, para que possa desempenhar bem o seu papel social, onde a maior preocupação – o alvo deve ser o crescimento intelectual, emocional, espiritual do aluno, e para que esse avanço venha fluir é necessário que o canal (escola) esteja desobstruído.

Inicialmente utilizamos à pesquisa bibliográfica, com um embasamento teórico em autores renomados na área daGestão Educacional, onde fizemos uma seleção de citações que alicerçam toda a produção do trabalho.

O trabalho divide-se em títulos e subtítulos que fazem um levantamento de reflexões e constatações de como vem acontecendo o processo de ensino e aprendizagem e ainda a grande importância do gestor escolar e equipe coordenadora para o êxito na aprendizagem significativa do aluno. Há tambémsugestões de alcance de bons resultados no desempenho da genuína função social que a escola precisa desempenhar, afinal despertar o gosto pelo saber, pela intelectualidade e proporcionar um ambiente escolar agradável, onde o educando possa se desenvolver como pessoa, é uma significativa função social da escola.

2 A ESCOLA ANTIGAMENTE

A escola é um lugar que oportuniza, ou deveriapossibilitar as pessoas à convivência com seus semelhantes (socialização). De acordo com Penin, em Progestão – Módulo 1 (2001, p. 23): “As melhores e mais conceituadas escolas pertenciam à rede particular, atendendo um grupo elitizado, enquanto a grande maioria teria que lutar para conseguir uma vaga em escolas públicas com estrutura física e pedagógica deficientes.” O país tem passado por mudançassignificativas no que se refere ao funcionamento e acesso da população brasileira ao ensino público, quando em um passado recente era privilégio das camadas sociais abastadas (elite) e de preferência para os homens, as mulheres mal apareciam na cena social, quando muito as únicas que tinham acesso à instrução formal recebiam alguma iniciação em desenho e música.

3 FUNÇÃO SOCIAL

A escola...
tracking img