Função do engenheiro de produção

Páginas: 6 (1479 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
FUNÇÃO DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO

Thiago Jandre

Prof. Jean Carlos Morell

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Engenharia de Produção (EPR11) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
07/10/11

RESUMO

O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. É o profissional que mais se beneficia das situações de crise e,conseqüentemente, se torna um dos mais disputados nas empresas. Engenharia de produção é um dos mais novos ramos da engenharia e vem assumindo um papel de crescente importância no desenvolvimento de nossas sociedades. O produto concreto que podemos associar à engenharia de produção se resume na palavra Sistema,sendo assim o engenheiro de produção tem por função organizar todos os recursos produtivos de modoque a função produção se desenvolva conforme o previsto, produzindo bens e serviços, de maneira econômica, considerando, em suas decisões, conceitos técnicos, éticos e culturais. Como profissionais, precisamos ser capazes de avaliar de um lado os componentes conceituais, tecnológicos, humanos e organizacionais e, de outro, as suas inter-relações, origens, possibilidades de adaptação a outrosambientes, processos de implantação, experiências práticas passadas, e perspectivas futuras. É nesse cenário que torna-se chave a formação do engenheiro de produção.

Palavras-chave: Função. Sistema. Desenvolvimento.

1 INTRODUÇÃO

Este presente trabalho tem como principal objetivo o estudo aprofundado sobre as principais funções que o engenheiro de produção desempenha dentro de umâmbito atualizado, com base em novas perspectivas geradas a partir da ampliação da atuação deste profissional. Buscando contextualizar o caráter da gestão de produção, capaz de conjugar as preocupações tradicionais ligadas à eficiência do processo e redução de custos com aspectos mais diretamente relacionados à satisfação dos clientes como qualidade do produto, cumprimento de prazos e rapidez naadaptação a novas circunstâncias de mercado.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Primeiramente, engenheiros de produção tinham como papel principal o planejamento e controle da produção e controle de qualidade. Eles eram responsáveis por zelar pelo aumento da produtividade e por otimizar os recursos. E também cuidavam das tecnologias de produção, do planejamento, de instalações e do gerenciamentodas relações humanas dentro da fábrica.

Hoje esse profissional não só continua a exercer todas essas funções, como ampliou sua atuação e passou a avaliar cenários econômicos e a identificar novas oportunidades empresariais. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Ele une conhecimentos de administração, economia e engenhariapara racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização.

Curiosamente, esse é o profissional que mais se beneficia das situações de crise e, conseqüentemente, se torna um dos mais disputados nas empresas. Conseqüentemente com perspectivas de trabalho evidentes.

1. SISTEMA; PROCESSOS PRODUTIVOSA função de planejamento e organização da produção cuida do projeto do produto e da fábrica, considerando os processos produtivos. Tipos de equipamentos são definidos, o lay-out da fábrica é desenhado, os métodos de trabalho são estabelecidos, a estrutura administrativa da empresa é projetada e as equipes de trabalho são dimensionadas. Busca-se a melhor solução para a empresa, asociedade e para o ser humano, em termos de qualidade e produtividade.

Engenharia de Produção é um dos mais novos ramos da engenharia e vem assumindo um papel de crescente importância no desenvolvimento de nossas sociedades. O papel da gerência da produção é garantir e, sempre que possível, melhorar a qualidade e a produtividade. Para tanto, é necessário tomar decisões, comandar,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenheiro de Produção
  • Engenheiro de produção
  • Engenheiro de Produção
  • Engenheiro de Produção
  • Engenheiro de Produção
  • Engenheiros de produção
  • Engenheiro de Produção
  • Engenheiro de Produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!