FUNÇÃO CONATIVA OU APELATIVA

Quando a mensagem está orientada para o destinatário, trata-se aí da função conativa. Esta palavra tem sua origem no termo latino conatum, que significa tentarinfluenciar alguém através de um esforço. A função conativa é também denominada de apelativa, numa função verbal do emissor de se fazer notar pelo destinatário , seja através de uma ordem, exortação,chamamento ou invocação, saudação ou súplica.
Haverá predominância da função conativa ou apelativa quando, na linguagem houver o desejo do emissor em atuar sobre o receptor, levando-o a uma mudança decomportamento. Trata-se, portanto, de uma linguagem usada para atrair a atenção do receptor e influenciá-lo a receber a mensagem.
O diálogo pose ser considerado como a forma mais de conação. Noquadro da estética romântica , se caracteriza por uma linguagem de superfície que resulta em monólogo emotivo, onde o receptor é receptor de si próprio. Os detalhes da fala são representados pelopronome você, marca chamativa da função conativa.
Devemos considerar de a mensagem seja de qual for o material de que é feita envolve diferentes funções em diálogo. Uma das funções seguramentedeterminará o perfil da mensagem, mas as outras complementam, dialogam, articulam, relacionam diferentes níveis de linguagem numa mesma mensagem. Desta forma podemos afirmar um possível diálogo determinantena função conativa, que pode desenhar uma mensagem de configuração emotiva, mas, a consciência de possuir um receptor, nas articulações de linguagem, implica que a função conativa também podeconectar-se com a poética e com a metalingüística.
A função conativa marca-se gramaticalmente pelo presença do imperativo e do vocativo e pela 2ª pessoa do verbo. É revelada , também nas fórmulas mágicas enas que se expressam em forma de desejo: “fique com Deus” ou “Vá para o inferno”.
A função conativa carrega traços de argumentação/persuasão que marcam o remetente da mensagem. Podemos buscar... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Função conotativa. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fun%C3%A7%C3%A3o-Conotativa/615209.html

MLA

"Função conotativa" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fun%C3%A7%C3%A3o-Conotativa/615209.html>.

MLA 7

"Função conotativa." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fun%C3%A7%C3%A3o-Conotativa/615209.html>.

CHICAGO

"Função conotativa." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fun%C3%A7%C3%A3o-Conotativa/615209.html.