Função apelativa ou conativa

A mensagem é centrada no receptor e organiza-se de forma a influenciá-lo, ou chamar sua atenção. Geralmente, usa-se a 2ª pessoa do discurso (tu/você; vós/vocês), vocativos e formas verbais ou expressões no imperativo. Como essa função é a mais persuasiva de todas, aparece comumente nos textos publicitários, nos discursos políticos,horóscopos e textos de auto-ajuda. Como a mensagem centra-se no outro, ou seja, no interlocutor, há um uso explícito de argumentos que fazem parte do universo do mesmo. Exemplo:"Fique antenado com seu tempo..."; "Compre já, e ganhe dicas surpreendentes!".
OU
Função apelativa (ou conativa)

centraliza-se no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor sedirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. Usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.
OU

Função conativa
Para quem: receptor
Quando a mensagem está orientada para o destinatário, trata-se aí da funçãoconativa. Esta palavra tem sua origem no termo latino conatum, que significatentarinfluenciar alguém através de um esforço. A função conativa é também chamada deapelativa, numa ação verbal do emissor de se fazer notar pelo destinatário, seja através deuma ordem, exortação, chamamento ou invocação, saudação ou súplica.
Talvez pudéssemos pensar que o diálogo — a forma mais correntemente comum deconação — no quadro da estética romântica (a mais confessional) é, na verdade,umalinguagem de superfície que resulta emmonólogo emotivo — onde o emissor é receptor desi próprio. A amada perdida em “Detalhes” comparece através do pronome você da descrição de alguns possíveis comportamentos imaginariamente descritos pelo emissor —que está mais interessado em extravasar suas fantasias. Assim, seu espaço como receptor é passivo, apesar de representada porvocê— marca chamativa da [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 09). Função conativa. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fun%C3%A7%C3%A3o-Conativa/38793148.html

MLA

"Função conativa" TrabalhosFeitos.com. 09 2013. 2013. 09 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fun%C3%A7%C3%A3o-Conativa/38793148.html>.

MLA 7

"Função conativa." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2013. Web. 09 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fun%C3%A7%C3%A3o-Conativa/38793148.html>.

CHICAGO

"Função conativa." TrabalhosFeitos.com. 09, 2013. Acessado 09, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fun%C3%A7%C3%A3o-Conativa/38793148.html.