Fudamentos do eja

338 palavras 2 páginas
Atualmente existe o Programa Fazendo Escola que apóia os estados e municípios na ampliação das vagas para jovens e adultos. Durante a reunião foi debatido como se dará e qual o valor do repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para financiar o EJA. Uma das propostas apresentadas é que o valor repassado pelo MEC aos alunos do EJA seja equiparado ao do ensino fundamental. Hoje, o estudante deste programa recebe apenas 80% do valor repassado aos alunos do ensino fundamental. "Se buscamos a qualidade do programa, o valor do financiamento deve ser equiparado", salienta Timothy Irelend, diretor de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC). Ele explica que é necessário manter bons professores e materiais didáticos e que isso depende de verbas.
Também foi apresentado o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude, vinculados à Presidência da República, que será lançado primeiramente em seis capitais. O programa atende jovens de 18 a 24 anos que concluíram a 4ª série do ensino fundamental e que estão fora da escola. O objetivo do programa é atender às necessidades de escolarização e de profissionalização.
Segundo o diretor, é de significativa importância a possibilidade de ouvir os coordenadores estaduais do EJA, pois são eles que estão em contato direto com a ponta. "Seus comentários, críticas e apreciações são de suma importância para o MEC, no momento em que estamos reavaliando os programas e refazendo seus desenhos", disse.
O programa Brasil Alfabetizado da Secad dispõe este ano de R$ 220 milhões para atender 2,2 milhões de alunos. Timothy destaca, também, que a prioridade do MEC é atender o maior número possível de alunos sem esquecer a qualidade do ensino e a manutenção da continuidade do processo de escolarização por meio dos programas do ministério. Para ele "a alfabetização é uma

Relacionados

  • Estagio de pedagogia
    8640 palavras | 35 páginas
  • ANÁLISE DA FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO.
    18064 palavras | 73 páginas