Fucionalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Psicologia é o estudo da alma e da mente. Uma ciência que busca compreender o comportamento e pensamento do seres humanos.
Dentro da psicologia existem varias escolas de pensamentos, onde cada umatem seu sistema próprio de atuação com métodos e processos diferentes.
A linha de pensamento abordada neste trabalho foi o funcionalismo.
O funcionalismo é um sistema psicológico que substituiu oestruturalismo, sistema dominante na época.
O ponto de partida funcional se define na frase: “para que é a mente?”, pois os funcionalistas queriam saber como a mente funcionava.
No decorrer destetrabalho será possível encontrar fatores importantes do funcionalismo que deixou sua contribuição na história da psicologia.

Funcionalismo

Escola da psicologia que salienta os atos ou processosmentais como objeto de estudo da psicologia, e tem como contraste as escolas estruturalistas, que destacam conteúdos mais conscientes.
O pensamento funcional se interessa pelo estudo da mente, esustenta que a mente deve ser estudada em função de sua utilidade para o organismo, tendo em conta a adaptação ao meio. Ou seja, o estudo tenta definir "para que é" a mente. Esses pensamentos foraminfluenciados pela teoria da Evolução de Charles Darwin que fala sobre adaptação dos seres.
Os processos mentais eram considerados atividades que direcionavam para conseqüências mais práticas, assim ospsicólogos se voltavam para problemas do mundo real.
O funcionalismo surgiu nos Estados Unidos e teve como principal percussor um dos maiores psicólogos americanos William James, que assumiu posiçãofuncionalista ao criticar métodos e propósitos estruturalistas. Depois John Dewey adotou o ponto de vista de James e ao desenvolver seu sistema transformou-se no criador oficial do funcionalismo.
Osprincípios funcionalistas se converteram em escola formal de psicologia no final do século XIX, em Chicago onde de James Rowland Angell e Harvey Carr publicaram livros que ajudaram a divulgar as idéias...
tracking img