FSI Estudo De Caso Pizza Kitchen 3

666 palavras 3 páginas
FSI – Fundamentos de Sistema de Informação

Estudo de caso: Califórnia Pizza Kitchen

A Califórnia Pizza Kitchen é uma rede de restaurantes que se especializou em “pizzas de projetistas”, nas quais a pizza é recheada de comidas exóticas como galinha tailandesa ou burritos do sudoeste.
A fórmula de oferecer elegantes pratos principais custando menos de 10 dólares em um banco fixado ao chão teve sucesso. Em apenas 9 anos a CPK transformou-se em uma rede nacional de 77 restaurantes com planos de se expandir dez vezes mais nos próximos anos.
Parte desta receita de sucesso foi o intensivo uso de sistemas de informação. O negócio de restaurantes de fast-food é extremamente competitivo.
Para permanecerem lucrativos, os restaurantes precisam ter um meticuloso controle de alimentos e dos custos de mão de obra, enquanto mantém a qualidade da comida e do serviço. Como grandes jantares foram postos fora de circulação pelos altos preços, o único meio de conter os custos é por meio do controle de estoques e das porções. A CPK controla com precisão as quantidades de ingredientes utilizados em cada item do menu e estoca somente aquilo do que cada restaurante precisa.
Os garçons introduzem os dados de cada item do pedido em dispositivos portáteis de anotações de pedidos, existente no ponto de venda de todos os restaurantes da rede. Esses dispositivos transmitem informações de pedidos, por meio de radiofreqüência, para um servidor que fica nos fundos do restaurante. Cada restaurante transmite seus dados de vendas e relatórios de estoque para servidores no escritório central da empresa, onde as informações são consolidadas e analisadas. Uma aplicação denominada Inventory Express, “memoriza” padrões de pedido como quantidade de tomates de que o restaurante precisa por semana e compara a quantidade de cada item utilizado com o que cada restaurante realmente vendeu.
Se, por exemplo, um restaurante vendeu 100 pizzas de Pato de Pequim em uma semana, ele deve ter usado uma quantidade

Relacionados