fsffgsfh

1664 palavras 7 páginas
Filosofia, retórica e democracia
Tanto a retórica como a filosofia e a democracia foram invenções gregas que surgiram em meados so século V a.C.
Havia na altura a necessidade de vencer pelo poder das palavras, de conquistar um auditório pela persuasão!
Tendo em conta a democracia ateniense (democracia direta) a persuasão assumiu um papel crucial na vida dos cidadãos (homens gregos livres)
** Isocracia: igualdade no acesso ao poder
**Isonomia: igualdade perante a lei
**Isegoria: igualdade no acesso à palavra
Ora a isegoria era tanto mais uzada quanto mais o cidadão dominasse a retórica! Na Grécia Antiga os líderes políticos eram aqueles que graças à eloquência (arte de bem falar) eram capazes de persuadir os cidadãos e conquistar a sua adesão!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Rétorica: "A definição de retórica é conhecida: é a arte de bem falar, de mostrar eloquência diante de um público para ganhar a sua causa. Isto vai da persuasão à vontade de agradar: tudo depende (...) da causa, do que motiva alguém a dirigir-se a outrem. O carácter argumentativo está presente desde o início: justificamos uma tese com argumentos, mas o adversário faz o mesmo: neste caso, a retórica não se distingue em nada da argumentação. (...). Para os antigos, a retórica englobava tanto a arte de bem falar - ou eloquência - como o estudo do discurso ou as técnicas de persuasão até mesmo de manipulação. "
1. A Retórica surgiu na antiga Grécia, ligada à Democracia e em particular à necessidade de preparar os cidadãos para uma intervenção activa no governo da cidade. "Rector" era a palavra grega que significava "orador", o político. No início esta não passava de um conjunto de técnicas de bem falar e de persuasão para serem usadas nas discussões públicas. Foi desenvolvida pelos sofistas que a ensinaram como verdadeiros mestres.
2. Os sofistas adquiriram durante o século V a.C., grande prestígio como

Relacionados