fsdvssd

663 palavras 3 páginas
\scvsvsssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssO surgimento do esporte e desenvolvimento do desporto entre pessoas portadoras de deficiência se deu de forma extremamente lenta. Registros apontam a Alemanha como o primeiro local de prática desportiva organizada - em 1918, um grupo de deficientes, lesionados na Primeira Grande Guerra, reúne-se para praticar esporte. Mais tarde, em 1932, na Inglaterra, fundou-se a Associação de Jogadores de Golfe de um só Braço.
Nenhuma dessas iniciativas teve continuidade.

Quase 25 anos mais tarde, em 1944, o neurologista e neurocirurgião alemão Ludwing Guttman dá início ao que se tornaria o desencadeador da prática desportiva entre os portadores de deficiência. Ele cria na Inglaterra, em
Aylesbury, o Hospital de Stoke Mandeville, com um Centro de Tratamento de Lesionados Medulares. Ali, Dr.
Gutmann passaria a utilizar técnicas revolucionárias e científicas, adaptando o esporte aos conceitos de reabilitação física e emocional.

O neurologista acreditava que o esporte ajudava o deficiente a sair da depressão e a eleger novo objetivo de vida. A prática desportiva seria fundamental para a integração social. Gutmann dizia: "A causa mais nobre do desporto para portadores de deficiência é a de ajudar-lhes a restaurar a conexão com o mundo que os rodeia".

Nesta mesma época, nos Estados Unidos, um grupo de soldados que participara da Segunda Guerra cria a equipe de basquete "Rodas Voadoras", que percorre o país apresentando-se e chamando a atenção da sociedade para a condição do portador de deficiência. Este movimento viria fundamentar o Programa de
Reabilitação Desportiva do Governo Americano. Entre 1946 e 1948, Benjamin Lipton, diretor do Joseph
Bulova School of Watchmaking, e Timothy Nugent, diretor de Reabilitaçã de Estudantes da Universidade de
Illinois, se unem para organizar, treinar e promover equipes de basquete em cadeira de rodas.

Ainda em 48, na Inglaterra, acontece os XIV Jogos

Relacionados