fsdgag

437 palavras 2 páginas
Língua portuguesa
Análise e interpretação de textos
Comente

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
20/07/200919h03

Comunicar erro Imprimir

Para analisar e interpretar textos é preciso saber ler. Mas, como aprender a ler? Lendo. Alguém que deseje aprender a nadar terá de, inevitavelmente, entrar na água. O mesmo ocorre com a formação de um leitor: se ele não se dedicar ao exercício da leitura, debruçando-se sobre poemas, notícias e crônicas de jornal, romances, ensaios etc., jamais aprenderá a ler.

Mas a verdadeira leitura pressupõe compreensão. Não basta passar os olhos sobre as palavras, mas é preciso entender o significado delas - ou, pelo menos, aproximar-se do que o autor pretende transmitir. E, depois, para realmente analisar o objeto da nossa leitura, devemos proceder à identificação das características, dos atributos, das propriedades do texto.

Textos denotativos - um ensaio, uma dissertação, uma notícia ou reportagem - são escritos em linguagem conceitual. Esse tipo de texto - racional, que se apoia em conceitos, leis, princípios ou normas - pede do leitor uma postura objetiva.

Texto base é o texto a ser resumido feito para diversas finalidades, resumo é um texto que deve ter coerência e coesão.
Um metatexto que fornece informações sobre um texto fonte de modo que o leitor possa selecionar o que pretende/deve/precisa ler.
Resumo e Resenha são: textos que pertencem a gêneros diferentes.
Se você for solicitado a elaborar uma resenha, você deve levar em conta que: título da resenha deve captar a ideia central da sua resenha e se referir também à obra resenhada.
Fazer uma resenha é escrever um resumo da obra resenhada acompanhado de críticas a essa obra, a finalidade da resenha é elaborar um comentário crítico da obra resenhada (ou seja, do texto base), a resenha é um gênero muito requisitado nos bancos acadêmicos, pois revela a capacidade de resumir e de argumentar do estudante universitário.

Já os textos

Relacionados