fsdfdsfsd

760 palavras 4 páginas
O que é uma norma?

As normas consistem em uma forma acordada e repetível de se fazer algo. Estas visam objetivar e tornar confiáveis a ultilização de produtos e serviços usados a todo momento no mundo em que vivemos. As normas são criadas a partir de informações relatadas de sucessos -ou não- de partes interessadas formando um conjunto de experiência e conhecimento. As partes interessadas no processo de normalização abragem diversas áreas como: produtores, vendedores, compradores, usuários e regulamentadores de material, produto, processo ou serviço em particular.

Diversirficam-se os tipos de normas. Algumas são desenvolvidas para uso voluntário e não impõem nenhuma regulamentação. Entretanto, as leis e regulamentações podem referir-se a certas normas e tornar a conformidade com as mesmas compulsória.

As normas são de criações coletiva. Comitês de fabricantes, usuários, organizações de pesquisa, departamentos governamentais e consumidores trabalham em conjunto para criar normas que evoluem para atender as demandas da sociedade e da tecnologia.

Como as normas são criadas?

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT) o processo de elaboração das normas tecnicas começam a partir da necessidade de normalização de determinado tema, manifestada à ABNT por qualquer interessado, ou seja, por qualquer pessoa. Em seguida no programa de normalização é enviada a relação de temas previstos, a serem normalizados pelo comitê técnico, com respectivo cronograma de execução. Manifestada a demanda o tema é encaminhado ao comitê técnico responsável e, após o concenso, o tema é enserido nesse programa de normalização. Tão logo continua o processo na elaboração do projeto de norma, na consulta nacional e por fim na análise de resultado da consulta nacional onde quando aprovado torna-se reconhecido ou caso contrario volta ao seu processo de elaboração.

Os tempos de desenvolvimento para as normas variam desde meses até vários anos. As Normas

Relacionados