fsafdf

1266 palavras 6 páginas
Bela Feldman-Bianco
Parte I – As relevâncias da antropologia para o estudo das sociedades contemporâneas.
Fala sobre uma antropologia que se da em um período de transição entre as sociedades particulares as sociedades contemporâneas.
Estudo sobre mudança social.
Diferenciação entre os limites da observação e os limites da investigação -> leva a elaboração de um intrumental teórico que consegue integrar história e documentação a análise antrpológica de processos sociais.

Análise de representações -> busca por meio da indagação verbal reconstruir “visões de mundo” (foco: análise cultural)
Teoria da ação -> observação do comportamento cocreto. (Foco: Ações e interações sociais)
São complementares, mais maior enfoque em algum implica em funcamentações teóricas importantes

Diferença entre atores sociais e informantes – O que fazem / o que dizem fazer. Éticas- emicas
O estudo da culutra, analise da razão simbólica dificuldade por conta da defasagem existente entre elaboraão teórica e operacionaliação
A análise das representação pura, não permite se entender como a cultura se impõem a experiência humana. Em contraposição a teoria da ação possibilitou a elaboração d eum conjunto instrimental que permite a apreensão de processos, ações, e sequencias de desinvolvimento, vendo a história da sociedade em movimento.
Micro-sociológico permite a mistura dados provenientes da observação e da indagação a partir de sequências de eventes que focaliza, gente, tempo e lugar. Ação e representação. Buscar o significado por trás do fluxo da experiência.
Analise da cultura enquanto processo. Como conjuntos de significados são transmitidos e desenvolvidos e como a ação humana é medida por um projeto cultural no contexto das complexidades dos processos sociais
A obra de bella tenta possivilitar reflexões críticas sobre os limites, perigos e contribuções de vários desdobramentos metodológicos da teoria da ação.

A Antropologia das sociedades contemporâneas e os impasses

Relacionados